Elias fala sobre o Cartola FC. “O Cartola FC é a maior mentira do futebol”

Na última segunda (17/4) rolou o primeiro programa do Cartola FC de 2017 com a precificação de 21 jogadores e contou com a participação de vários deles pedindo para serem escalados, terem seus preços mais alto ou mais baixo, fizeram brincadeiras com os cartoleiros, prometeram empenho e boas pontuações, enfim rolou de tudo um pouco sempre naquele padrão de qualidade Cartola FC.

Porém a participação que mais me chamou a atenção foi a de Elias, meia do Atlético-MG, que ao ser instigado a falar sobre o Cartola FC pelo entrevistador de cara soltou a seguinte frase: “O que, é pra falar do Cartola? Que eu odeio o Cartola!” Dito isso o entrevistador prossegue: “Isso, pode ser”. E aí Elias soltou mais uma bela frase: “Pra mim o Cartola é a maior mentira do futebol, pô!” e dando sequência a sua explicação ele disse o seguinte: “As vezes acontece um lance que o cara pontua menos porque tentou forçar um passe que acaba acertando um outro cara lá na frente e aí dá como passe errado”. Pra encerrar, já em um tom mais descontraído, ele acabou finalizando dizendo “… enfim, é “zuera”! Sorte pra todo mundo que vai me colocar no Cartola aí, que o melhor vença, e saiba escalar o melhor time possível”. Clique aqui para ver o vídeo com as declarações do jogador, pode adiantar nos 10min.

Quando eu estava vendo o programa a minha primeira reação foi de desgosto pela declaração do meia, já que, assim como você, sou fanático pelo Fantasy e o defendo com unhas e dentes e acabei soltando um Tweet que depois me fez pensar melhor no que ele realmente queria dizer com relação ao Cartola ser a maior mentira do futebol.

Passado o tempo parei pra pensar um pouco melhor em algumas circunstâncias que envolvem a declaração de Elias e acabei chegando a conclusão de que o Cartola realmente poderia mudar algumas coisas com relação a pontuação para que o Fantasy fique um pouco mais próximo da realidade do futebol e principalmente com os meias defensivos, que são deixados de lado na hora de escalar por não terem bom potencial de fazerem pontos. Então quero aqui propor duas mudanças que fariam com que alguns jogadores como Elias e outros volantes não fossem tão prejudicados e se tornassem até mais escaláveis no Fantasy, vamos à elas:

Bonificação pelos passes corretos: Todos sabemos que o Cartola e outros sites de Fantasy de Futebol penalizam os jogadores que erram passes. Justo, visto que o passe é o fundamento mais utilizado no futebol e é o mais treinado pelos técnicos. Mas e se o Cartola começasse a dar pontos pelos passes corretos? Eu penso que seria uma boa para os jogadores que trabalham mais na marcação e cumprem mais uma função tática e não tem tantas oportunidades de conseguirem pontos marcando gols, finalizações e assistências.

No caso do Cartola eles descontam 0,30 pontos do jogador que erra um passe e sabemos que os jogadores acertam muito mais passes do que erram, um bom aproveitamento gira em torno dos 80% de acertos. Então eu sugiro que para cada passe correto o jogador ganhe 0,15 pontos, dessa maneira acredito que os meias de contenção, poderiam ser mais bem aproveitados no Cartola e outros jogadores que têm bom passe poderiam se beneficiar dessa pontuação para compensar faltas cometidas ou um cartão amarelo.

Bonificação pelo passe pra assistência: Alguns sites de Fantasy da Europa já utilizam essa pontuação. Ela funciona da seguinte maneira: O jogador que dá um passe para outro que em seguida dá uma assistência pra gol também ganharia pontos por isso. Algumas jogadas que se encaixam nesse quesito são: 1. O meia lança o lateral que cruza e o centroavante faz o gol; 2. O zagueiro lança o atacante que mata a bola e rola pro meia fazer gol; 3. O jogador cobra o escanteio e o centroavante desvia de cabeça para o zagueiro completa e faz o gol. Pra ficar mais claro coloco aqui um vídeo com os 7 gols da partida entre Atlético-MG x Sport Boys, repare que dos 7 gols 4 deles tiveram um passe claro de um jogador para que outro desse a assistência:

A assistência pra gol no Cartola vale 5 pontos então acho que esse passe para a assistência deveria valer algo em torno de 2 ou 2,5 pontos, nos sites de Fantasy que já utilizam essa pontuação ela geralmente vale a metade da assistência. Se você parar pra pensar tem muitos bons jogadores que fazem vários desses passes nas partidas e não recebem nada por isso, só são penalizados por errarem e creio que foi esse o ponto que Elias quis abordar ao dar sua entrevista.

Obviamente a entrevista foi num clima descontraído e Elias mesmo falou no final que estava só brincando, mas sou daqueles que acredita que toda a brincadeira tem um fundo de verdade, e no caso de Elias ele realmente tem certa razão ao falar que o Cartola (e não apenas o Cartola, mas vários sites de Fantasy que têm por aí) é a maior mentira do futebol. O futebol é um esporte dinâmico que exige que todos os atletas cumpram determinadas funções dentro de campo para que o time consiga a vitória e creio que o Fantasy de futebol do jeito que está não representa muito bem determinados atletas que cumprem sua função para que os outros façam os gols e o time conquiste a vitória.

Na minha opinião adicionar essas duas pontuações pode fazer com que muitos atletas chamem mais atenção no Fantasy e que os jogadores de Cartola mudem suas estratégias e passem a escalar mais alguns volantes do que sempre tentarem escalar meias-atacantes e também usem mais outras formações táticas do que simplesmente a 4-3-3 ou a 4-4-2.



Editor Chefe do site Mundo Fantasy, estudou Relações Internacionais na PUC-SP e Economia na USP. É fanático por todos os Fantasys Sports, em especial os da NBA.