Há 66 anos, Palmeiras conquistava o Rio-SP em cima do Corinthians; relembre a campanha

Palmeiras
Foto: Divulgação Palmeiras

Em 1951, o Palmeiras foi campeão de um dos títulos mais importantes daquela década. Além da Copa Rio, o time conquistou outros torneios e um deles foi o Rio São Paulo. E hoje se completa mais um ano daquela conquista.

No dia 11 de abril de 1951, o Verdão derrotou o Corinthians por 3 a 1 e carimbou o bicampeonato do Rio São Paulo. O primeiro título do clube foi conquistado em 1933, ainda quando o Verdão se chamava Palestra Italia.

LEIA MAIS: Verdão não vence uma final de Paulista contra rival desde 1993

O campeonato foi disputado por oito clubes. Além dos dois rivais paulistas, Portuguesa, São Paulo, Bangu, Flamengo, Vasco e América-RJ marcaram presença no torneio.

O Verdão estreou com vitória no clássico, contra o São Paulo, por 2 a 0. Alguns dias depois, fez a maior goleada do confronto contra o Flamengo: 7 a 1. Essa não foi a única goleada do Palestra no torneio. Fez 4 a 1 no Vasco e na Portuguesa. Também fez 4 a 2 no Bangu. As únicas derrotas aconteceram para o América, por 6 a 4, e para o Corinthians na fase inicial, por 3 a 0.

Ao final do turno, Palmeiras e Corinthians estavam empatados com 10 pontos. Assim, as equipes teriam que se enfrentar mais duas vezes para definir o campeão do Rio SP.

Na primeira partida, o Palestra Italia começou com tudo, abrindo 2 a 0 no placar com Liminha e com um gol contra corintiano, mas o Alvinegro empatou. Insistente, o Alviverde fez o terceiro gol com Aquiles e definiu a vitória por 3 a 2.

No jogo da volta, Jair Rosa Pinto mostrou o porquê era tão idolatrado. Ele brilhou junto com o restante do time, marcou dois gols, que somado a mais um de Aquiles, garantiu a vitória palestrina por 3 a 1, confirmando o título do Rio São Paulo daquela temporada.



Jornalista formado pela FIAM FAAM. Apaixonado por futebol independente do país ou divisão. Setorista do Inter e esportes olímpicos. Contato: mohamed.nassif12@hotmail.com