Kickoff do mato-grossense de FA será neste fim de semana

Cuiabá Arsenal - Foto de Junior Martins

Falcões, Zangões, Esmagadores e Coiotes fazem rodada de abertura do 3ª Campeonato Mato-grossense de Futebol Americano neste fim de semana, no sábado e domingo. Os Falcões do Rondonópolis Hawks enfrentam os Zangões do Sorriso Hornets, no sábado (15.04), às 18h, com entrada por R$ 20 (inteira), no Estádio Engenheiro Luthero Lopes, em Rondonópolis, e os Esmagadores do Luverdense Overwhelming encaram os Coiotes do Sinop Coyotes, no domingo (16.04), às 14h, com entrada franca, no campo da Praça da Rosa, em Lucas do Rio Verde.

Cinco batalhões de cinco cidades, Cuiabá Arsenal, Sinop Coyotes, Rondonópolis Hawks, Sorriso Hornets e Luverdense Overwhelming se digladiarão por cinco rodadas classificatórias, sendo duas partidas por rodada, e as duas melhores campanhas avançam para uma única luta final pelo título do estadual de 2017. E o chefão ou big boss da bola oval de MT, o bicampeão Cuiabá Arsenal (2015 e 2016) poderá ser surpreendido pelo lubrificado arsenal do interior.

O Sorriso Hornets, chamado de forma bem-humorada pelos adversários de “Sada Hornets”, um apelido vindo do contexto nacional do futebol americano, montou uma verdadeira armaria, um depósito de armas com sete novos tipos de canhões, bazucas e fuzis e ainda um general para a temporada 2017. Podem subir da 4ª posição de 2016 e 3ª lugar de 2015 para o topo das forças armadas do futebol americano mato-grossense.

Os Zangões contrataram o head coach Scott Spencer e os atletas Jerquin Montreal Vines (wide receiver americano), Marlos Reis (wide receiver do Ceará Caçadores), Antônio Phelippe Dantas (ofensive line do ABC Scorpions), Carlos Wanderson (linebacker do Cuiabá Arsenal), Donaldo Antônio Nunes Jr, o Tukura (defensive line e full back do Corinthians Steamrollers e do Cuiabá Arsenal), João Vitor Gonçalves (free safety) e Jefferson Martins (linebacker).

O Sinop Coyotes fez duas contratações, o capitão da seleção peruana de futebol americano, o defensive back e linebacker Anthony Pacheco (ex-Ponte Preta) e o também seleção peruana, o defensive line Enrique Carty (ex-Halcones Marinos-Peru e ex-Rhinos Milano-Itália). E planejam a vinda de mais dois reforços, mas os nomes e posições continuam em sigilo industrial. Após dois anos como vice-campeões de MT, os coiotes salivam e prometem abocanhar o título.

O Rondonópolis Hawks fez duas contratações, o defensive line mais malvado do pantanal mato-grossese, Leonardo Francisco Goulart, o Kong (ex-Cuiabá Arsenal) e o defensive line Carlos Alberto Filho (ex-Cuiabá Arsenal), ambos atletas campeões brasileiros pela equipe da capital. E tem o Luverdense Overwhelming, estreante, sem contratações e ainda uma incógnita para os torcedores da bola oval. Sem querer substituíram o desistente Tangará Taurus.

Por fim, o peso pesado dos cinturões anteriores, o bicampeão Cuiabá Arsenal não apresentou reforços e tem desfalques. Pela saída dos três linebackers principais, Igor Mota, Carlos Wanderson e Higino Gomes, os wide recever Brandon Watkins e Michael Douglas Klitzke, o running back Bruno Loeschke, os defensive lines Kong, Tukura, Carlos e Andrei Vargas, o quarterback Marcelo Roversi e outros. Saídas por motivos variados, contratações, lesões ou etc. A hegemonia está em risco!

CALENDÁRIO

Rodada 1
15.04 – Rondonópolis Hawks x Sorriso Hornets (Rondonópolis);
16.04 – Luverdense Overwhelming x Sinop Coyotes (Lucas do Rio Verde);

Rodada 2
29 ou 30.04 – Sinop Coyotes x Sorriso Hornets (Sinop);
30.04 – Luverdense Overwhelming x Cuiabá Arsenal (Lucas do Rio Verde);

Rodada 3
13 ou 14.05 – Sorriso Hornets x Luverdense Overwhelming (Sorriso);
14.05 – Cuiabá Arsenal x Rondonópolis Hawks (Acorizal);

Rodada 4
27 ou 28.05 – Sorriso Hornets x Cuiabá Arsenal (Sorriso);
27 ou 28.05 – Sinop Coyotes x Rondonópolis Hawks (Sinop);

Rodada 5
11.06 – Cuiabá Arsenal x Sinop Coyotes (Acorizal);
10.06 – Rondonópolis Hawks x Luverdense Overwhelming (Rondonópolis);

Playoffs
24 ou 25.06 – FINAL: 1º colocado da fase de grupos x 2º colocado (local indefinido).

Texto e fotos: Junior Martins / Assessoria de imprensa FMTFA