Você sabia? Maior artilheiro do Vasco, Roberto Dinamite jogou no Barcelona

Foto: Reprodução/As

Maior artilheiro da história do Vasco, Roberto Dinamite completa nesta quinta-feira (13) 63 anos de idade. Poucos sabem quem um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro teve passagem pelo Barcelona.

Com 25 anos, Dinamite foi negociado pelo Vasco ao Barcelona, em 1980, por 56 milhões de pesetas (moeda espanhola na época. O brasileiro chegou com a missão em substituir o austríaco Hans Krankl, que brigou com o técnico Ladislao Kubala e teve o contrato rescindido. O início foi promissor. Marcou dois gols logo em sua estreia, porém, foi perdendo espaço a partir da chegada do técnico Helenio Herrera e no mesmo ano retornou ao Gigante da Colina.

VEJA MAIS:
Eurico Miranda veta ESPN em São Januário após críticas de apresentador 
Leandrão é devolvido ao Vasco, mas tem futuro indefinido 
Jorginho revela proposta do São Paulo quando ainda estava no Vasco 

Relembre reportagem do “Globo Esporte”, de janeiro de 1980, revelando o acerto de Dinamite com o Barça:

No final de março deste ano, o jornal catalão Sport publicou uma matéria relembrando o fracasso de Dinamite no Barça e citou alguns dos motivos que explicam por que ele não deu certo no clube espanhol. O clima ameno da cidade catalã influiu em sua fraca performance, já que ele estava acostumado com as altas temperaturas do Rio de Janeiro.

Outro motivo apontado foi o fato de o ex-atacante também ter tido problema com o técnico Helenio Herrera, que o colocou na “geladeira”.

“Herrera nunca gostou de jogadores sul-americanos porque tinha um trauma muito grande com o Santos de Pelé”, disse Dinamite, assim que retornou à Cidade Maravilhosa.

Nas três passagens pelo Vasco, Roberto Dinamite disputou 1110 jogos e marcou 705 gols, se tornando o maior artilheiro da história do clube. E é bem improvável que alguém o ultrapasse.



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)