Opinião: Por que Zé Ricardo é criticado?

Sempre que o Flamengo perde um jogo, uma parte da torcida enche de criticas o trabalho de Zé Ricardo. Seja por uma alteração ou até a postura em campo do time. No entanto, o promissor técnico do time Rubro Negro têm números que gabaritam o seu currículo como treinador. Além disso, Zé Ricardo passou anos nas categorias de base, se preparando para dirigir o time principal. Por que tantas criticas ao atual treinador do Flamengo? Talvez haja uma explicação, mas, o que é possível ver hoje é que Zé Ricardo possui um futuro promissor como treinador.

O Flamengo é o primeiro time profissional que Zé Ricardo assume, por conta disso muitos torcedores argumentam que o treinador não tem experiência suficiente para dirigir um time grande. Essa tese veio à tona quando o clube foi eliminado precocemente da Sul Americana pelo Palestino-CHI. No entanto, no mesmo ano, o Flamengo foi eliminado pelo Fortaleza pela Copa do Brasil. Os mesmos torcedores não fizeram o mesmo tipo de pressão em Muricy Ramalho. É possível perceber que a torcida tende a ter mais paciência com um técnico consagrado.

Apesar de ser o primeiro time profissional que Zé assume, ele ficou 11 anos no clube e passou por todas as categorias de base do Flamengo. Conhecimento sobre o time e a estrutura é o que não falta. Sem contar nos títulos conquistados, entre eles, o mais importante, da Copa São Paulo de futebol júnior em 2016. Zé Ricardo aos poucos conquistava seu lugar no time principal.

LEIA MAIS:

Flamengo não abrirá ação contra Kleber Leite

Com a saída de Muricy Ramalho (por problemas de saúde), surgiu a oportunidade para Zé Ricardo assumir o comando. O planejamento do clube era levar Zé para estudar na Europa, mas, por conta de urgência, o promissor treinador teve que assumir o time naquela situação. O clube não vinha bem colocado na época, porém, após a chegada de Zé Ricardo, o time Rubro Negro brigou até o fim pelo titulo nacional. Em seu primeiro ano, o treinador terminou na terceira colocação do campeonato brasileiro.

Ao final de 2016 ficou sacramentado que o técnico em 2017 seria Zé Ricardo. Parte da torcida permanecia criticando, argumentando que o time só não foi campeão por conta do treinador inexperiente. Porém, Zé Ricardo permaneceu a fazer um ótimo trabalho em 2017, tendo até agora o número de 13 vitórias, 6 empates e 1 derrota. Sendo esta única derrota na copa Libertadores, ao qual, a torcida voltou a criticar Zé. Me pergunto: se fosse um técnico consagrado, seria criticado pro conta de UMA derrota apenas? Acho que não.

Logo, vemos que Zé Ricardo se preparou por anos e anos para assumir o cargo principal no Flamengo. Bem verdade que o processo teve que ser adiantado por conta dos problemas de saúde de Muricy, mas, mesmo assim o treinador flamenguista não sentiu pressão e assumiu a responsabilidade colocando o clube na briga pelo titulo do brasileirão de 2016. Os números de Zé Ricardo no Flamengo provam que ele merece sim ter mais paciência da torcida. Errar todo mundo erra, é óbvio que ele já errou como treinador do Flamengo, me diz um treinador que nunca errou? A diferença é que a paciência com Zé Ricardo é bem menor.