Palmeiras não vence final de Paulista contra rivais desde 1993

Palmeiras
Foto: Divulgação

22 vezes campeão paulista, o Palmeiras entrou nesta temporada com o objetivo de levantar taças e o estadual nunca foi deixado de lado. Agora na semifinal contra a Ponte Preta, o clube está a dois passos de conquistar o 23º título. E se isso acontecer, quebrará um jejum que dura mais de 20 anos.

No dia 12 de junho de 1993, o Palestra Italia encerrava uma fila de mais de 16 anos sem título. Goleou o Corinthians por 4 a 0 e fez a torcida festejar o primeiro título dos anos 90, um dos mais vitoriosos da história do Verdão.

LEIA MAIS: Saiba como joga o Peñarol, rival do Palestra na Libertadores

                  Árbitro para Palmeiras x Ponte já está definido

E desde este ano, o Alviverde não teve mais título em uma final de Campeonato Paulista contra um rival. Depois da histórica conquista de 93, o Palestra voltou a conquistar o Paulistão em 1994, 1996 e 2008. Ainda na Era Parmalat, os campeonatos foram disputados por pontos corridos, ou seja, não houve uma final. Já em 2008, a decisão foi contra a Ponte Preta, com duas vitórias palestrinas: 1 a 0 em Campinas e 5 a 0 no Palestra Italia.

Em 1995, o Alviverde chegou na final contra o Corinthians e foi derrotado. O mesmo aconteceu no ano de 1999. E em 2015, o Palestra disputou a decisão contra o Santos e perdeu nos pênaltis.

Como a outra semifinal do Campeonato Paulista tem Corinthians x São Paulo, o Palmeiras teria que passar por um dos seus maiores rivais para conquistar o Paulistão, quebrando, assim, mais um tabu.



Jornalista formado pela FIAM FAAM. Apaixonado por futebol independente do país ou divisão. Setorista do Inter e esportes olímpicos. Contato: mohamed.nassif12@hotmail.com