Palmeiras x Peñarol: confira o histórico do confronto

Palmeiras x peñarol
Foto: Mohamed Nassif/Torcedores.com

O Allianz Parque receberá um dos maiores clássicos sul-americanos desta Libertadores. Palmeiras x Peñarol se enfrentam pela fase de grupos da competição, que chega a sua terceira rodada.

As equipes já se enfrentaram algumas vezes pela competição internacional. O jogo já chegou a ser até final de campeonato, nos anos 1960.

LEIA MAIS: HÁ 66 ANOS, PALMEIRAS CONQUISTAVA O RIO-SP EM CIMA DO CORINTHIANS; RELEMBRE A CAMPANHA

Já foram 21 encontros entre os brasileiros e os uruguaios. E a vantagem é palestrina. Foram nove vitórias do Palestra, nove empates e três vitórias do time de Montevidéu.

O primeiro confronto aconteceu no Uruguai, pela Taça do Atlântico, em 1947. O Verdão tinha naquela temporada ídolos históricos como Oberdan Cattani e Waldemar Fíume, mas perdeu por 1 a 0. Depois, o time do Uruguai venceu mais duas vezes. Uma na final da Libertadores de 1961, por 1 a 0 e outra em 2000, nas oitavas de final da Libertadores, quando venceu por 2 a 0.

Os outros 18 jogos sempre tiveram vitórias palmeirenses ou empates. Foram 25 gols marcados pelo Alviverde e 13 pelos Auri-Negros.

A última partida entre os time aconteceu em 2000. Depois de perder por 2 a 0 para o Peñarol no Uruguai, o Verdão venceu por 3 a 1 no Palestra Italia. No regulamento daquela Libertadores, não existia gol fora de casa como critério de desempate e a decisão foi para os pênaltis. E o Palmeiras avançou para as quartas daquele ano, deixando o Peñarol pelo caminho.



Jornalista formado pela FIAM FAAM. Apaixonado por futebol independente do país ou divisão. Setorista do Inter e esportes olímpicos. Contato: mohamed.nassif12@hotmail.com