1º Super Mundial de Clubes acontecerá em 2021; veja como será o torneio

Super Mundial de Clubes
Reprodução/Facebook FIFA

O Mundial de Clubes da Fifa com o formato atual, de um representante por continente e o campeão do país anfitrião, está com os dias contatos. A competição passará por uma grande reformulação. Deixará de ser anual e sim disputada de quatro em quatro anos, assim como a Copa do Mundo de seleções.

A informação é do jornal espanhol Mundo Deportivo, um dos mais importantes veículos de comunicação do país. De acordo com o portal, o número de clubes participantes do mundial será de 24 times.

Dos 24, 12 deles serão da Europa. Cinco da América do Sul, dois da África, dois da Ásia, dois da América do Norte e um da Oceania.

O critério de classificação para a competição foi detalhado apenas sobre os clubes europeus. Seriam os quatro campeões da Champions League entre 2018 e 2021, os últimos quatro finalistas da mesma competição e as quatro equipes que estiverem melhores colocadas no coeficiente europeu. O jornal não informou como que as equipes dos demais continentes conseguirão se classificar.

O formato da competição será diferente. Serão oito grupos com três times cada. Apenas o primeiro colocado de cada grupo avançará para as quartas de finais, quando começa o mata mata, até a grande final.

A primeira edição da competição seria disputada na China, em 2021, ano em que se disputaria a Copa das Confederações. Essa competição será extinta, tendo sido em 2017, com a Alemanha campeã, a última edição.

LEIA MAIS: Palmeiras atualiza número de ingressos vendidos para o Choque-Rei

Veja os gols de Genoa x Juventus pelo Italiano



Jornalista formado pela FIAM FAAM. Apaixonado por futebol independente do país ou divisão. Setorista do Inter e esportes olímpicos. Contato: mohamed.nassif12@hotmail.com