Dicas CartolaFC 20ª Rodada

Crédito da foto: Reprodução

Recomendo que antes de ver minhas dicas de escalação leia minha matéria com a análise completa dessa rodada com os possíveis resultados clicando aqui

Salve, cartoleiros do Torcedores!

Vigésima rodada do maior Fantasy de Futebol do Brasil no ar e novamente teremos mais uma chance de “mitar” contra nossos adversários nas ligas. Devido ao grande sucesso de um artigo que fiz chamado Variando o Esquema Tático, onde proponho usar um esquema tático específico em determinadas rodadas, vou propor um esquema tático nessa matéria sempre antes de dar as dicas.

Analisando essa rodada (link da análise no topo da matéria ou clicando aqui), e chegando a conclusão que será uma rodada com uma média de gols boa (algo em torno de 2,5gols por partida), então para essa rodada eu recomendo que você jogue no 4-3-3 e vá com tudo pra cima dos adversários e faça muitos gols.

Então vamos as dicas de escalação para essa rodada, lembrando que eu sempre busco fazer pontos no Cartola e não me importo muito com a valorização e cartoletas. Um ponto importante é que nessas dicas não coloco os jogadores mais escalados (clique aqui para ver a lista) já que eles geralmente são unanimidades como boas escolhas e os que não vejo dessa maneira eu dou dicas de quem você deve escalar na vaga deles na matéria Contra-Ataque da Rodada (clique aqui para ver a matéria completa):

Goleiros: 

  • Wilson – Coritiba (P: C$ 14,14; MP: 4,99): Jogando contra o lanterna da competição e segundo pior ataque da competição vejo o goleiro do Coxa com boas chances de sair dessa partida com saldo de gols e ainda conseguir algumas DD pra aumentar sua pontuação.
  • Weverton – Atlético-PR (P: C$ 5,85; MP: 3,67): O Furacão melhorou muito na defesa desde a chegado do novo técnico e o Weverton é peça chave nesse esquema dando tranquilidade para a defesa e segurando a bronca lá atrás.

Zagueiros:

  • Rodrigo Caio – São Paulo (P: C$ 9,52; MP: 2,64): O zagueiro da seleção aparece como boa opção nessa rodada pelo fato do São Paulo enfrentar o time reserva do Cruzeiro que é bem mais fraco do que o titular. Então vejo o zagueiro com boas chances de sair com saldo de gols e ainda quem sabe ele não faz um em jogada aérea.
  • Emerson Silva – Botafogo (P: C$ 6,38; MP: 5,77): Nesse duelo que será a prévia de um dos jogos das quartas de final da Libertadores os dois times optaram por vir com times reservas pensando no jogo de meio de semana pela Copa do Brasil. E em jogos de times reservas a tendência é que o placar fique zerado e isso favorece o zagueiro.
  • Bruno Bispo – Vitória (P: C$ 2,00; MP: 0,00): Pra quem está precisando economizar muito vale a pena apostar no zagueiro que vai fazer seu jogo de estreia no Brasileirão. Jogando em casa contra o pior ataque da competição ele não deve comprometer e se não tomar gols já está de bom tamanho 5 pontos por 2 cartoletas.

Laterais: 

  • Gilberto – Vasco (P: C$ 12,22; MP: 5,11): Ele é um dos melhores laterais da competição pois foca mais na defesa. Roubas muitas bolas e tem qualidade na saída de bola. O fator enfrentar um time recém eliminado da Libertadores também conta a favor do lateral.
  • Patric – Vitória (P: C$ 7,10; MP: 2,00): Da turma dos laterais que jogam no meio campo ele está confirmado como titular e o melhor de tudo, fará a função de ligação entre meio de campo e ataque, então ele deve ter boas chances de acertar alguns passes para os atacantes e também boas chances de finalizar.
  • Thiago Carleto – Coritiba (P: C$ 6,03; MP: 6,22): Mais um da turminha que joga no meio campo ele também joga na função de ligação do meio com o ataque e tem a vantagem de ser o batedor de pênaltis do time.

Essa é apenas uma de uma série de matérias que fazemos em todas as rodadas do CartolaFC. Acesse sempre nosso site antes das rodadas e se torne um mito!

Meias: 

  • Zé Rafael – Bahia (P: C$ 19,77; MP: 6,55): Mesmo sem fazer gols ou dar muitas assistências o meia do Bahia vem fazendo boas pontuações na competição graças as roubadas de bolas de consegue. Também sofre muitas faltas e finaliza bem de longa distância.
  • Guilherme – Atlético-PR (P: C$ 10,44; MP: 5,83): Subiu muito de produção nos últimos jogos assim como o time e atua tanto no meio campo como no ataque dependendo da situação do jogo. Cobra escanteios, faltas e é provável que seja o cobrador de pênalti do time caso haja oportunidade.
  • Marcos Guilherme – São Paulo (P: C$ 9,42; MP: 5,37): Estreou muito bem pelo time quando fez os dois gols da virada sobre o Botafogo e com a ausência de Cueva, que cumpre suspensão, ele fará a função do peruano de ser um atacante mais aberto pelas pontas.
  • Cazares – Atlético-MG (P: C$ 9,08; MP: 3,56): Mesmo com o time do Galo em má fase e eliminado da Libertadores confio no futebol do meia que é jogador que mais fica com a bola nesse time. Ele é cobrador de faltas e na ausência de Fred deve ser o sobrador de pênaltis do time e jogando contra a defesa lenta do Flamengo deve conseguir boas chances de marcar gol.
  • Lucas Lima – Santos (P: C$ 3,65; MP: 1,87): Com um preço muito atrativo o meia do Santos tem boas chances de pontuar bem nessa rodada enfrentando uma das piores defesas da competição.

Atacantes: 

  • Fernandinho – Grêmio (P: C$ 13,69; MP: 6,52): Vem fazendo boas atuações pelo time gaúcho e é o líder em campo do time reserva. Pode surpreender nessa rodada mesmo jogando fora de casa contra o Botafogo que também vem com o time reserva.
  • Rildo – Coritiba (P: C$ 9,97; MP: 4,61): Na velocidade é praticamente impossível parar o atacante do Coxa que utiliza muito bem seu principal dom e subiu muito de produção nos últimos jogos pelo time. Vai enfrentar uma das piores defesas da competição e que costuma errar bastante mesmo jogando em casa.
  • Ribamar – Atlético-PR (P: C$ 6,17; MP: 4,50): O Furacão tinha um sério problema em encontrar seu homem gol. Não tem mais! Ribamar chegou e tomou conta da posição. É bom finalizador e se os meias o colocarem em condições de finalizar ele não irá perdoar.

Técnicos: 

  • Levir Culpi – Santos (P: C$ 11,06; MP: 4,48): O Santos terá mais um boa oportunidade de vencer nessa rodada enfrentando em casa o Fluminense que é uma equipe muito inconsistente e que sofre muitos gols. Se o time da baixada não levar gol sua pontuação pode ser substancial.
  • Dorival Júnior – São Paulo (P: C$ 9,24; MP: 2,59): Tudo o que o São Paulo precisa é fazer um gol rápido no time reserva do Cruzeiro para abrir a porteira rápido e encaixar mais dois ou três gols. O time tem potencial pra isso e se conseguir passar da retranca de Mano Menezes deve vencer bem.

Essas são minhas dicas para a 20a rodada. Agora cabe à você, cartoleiro fanático, tomar as melhores decisões na hora de escalar. Espero ter ajudado à todos e vamos pra cima dos adversários!



Editor Chefe do site Mundo Fantasy, estudou Relações Internacionais na PUC-SP e Economia na USP. É fanático por todos os Fantasys Sports, em especial os da NBA.