CartolaFC pede ajuda aos universitários na BGS

CartolaFC é o tema da Brasil Game Jam, desafio proposto aos universitários para desenvolverem um novo game ou implementações novas ao jogo existente

Todas as rodadas do Brasileirão fazemos uma série de matérias do CartolaFC. Acesse sempre nosso site antes de escalar seu time e se torne um MITO!

Está acontecendo durante os dias 11 à 15 de outubro a maior feira de games da América Latina, a Brasil Game Show (BGS), que e organizada todos os anos e entre vários eventos promovidos durante o evento tem como principal foco trazer as novidades do mundo dos vídeo games como novos jogos, novos consoles e tudo mais relacionado ao mundo gamer.

E todo ano eles organizam um desafio em parceria com a Globo chamado de Brasil Game Jam, onde um grupo de 30 universitários, divididos em 10 grupos, tem como objetivo criar um jogo ou implementações dentro de um jogo já existente com base em um tema secreto que só é divulgado momentos antes de a disputa entre as equipes iniciar.

E pra minha surpresa e dos amantes de Fantasy Sports, e principalmente do CartolaFC,esse ano o tema é justamente nosso querido (ou odiado) site de Fantasy do Brasileirão, que será alvo dos universitários durante 48h em um clima de reality show.

Grupos de universitários que irão participar do desafio Brasil Game Jam com o tema sobre CartolaFC. Fonte: http://www.brasilgameshow.com.br

 

O objetivo desses universitários é criar um novo game ou implementações para o CartolaFC num período de 48h. Nesta sexta os projetos serão exposto ao público da feira que poderá testar os novos jogos ou implementações e os 5 que receberem as melhores avaliações irão para a grande final.

Nessa final, que acontece no sábado, uma banca julgadora composta por “conhecedores do assunto” irá julgar os 5 projetos classificados e determinar o vencedor da disputa.

Segundo Newton Fleury, um dos diretores responsável pelo Fantasy, “a ideia é de colocar o cartoleiro no lugar do desenvolvedor” ele ainda destaca quando questionado se as criações dos universitários podem ser implementadas no CartolaFC “O Cartola entrou na cultura do futebol brasileiro, é um game de muito sucesso. Com certeza, caso haja necessidade, vamos implementar as futuras ideias no jogo para os próximos anos”.

Já Alexandre Saboya, um dos desenvolvedores do Fantasy, destacou a grandeza do Fantasy em números durante a apresentação do briefing aos universitários. “Atualmente, temos 10 milhões de cartoleiros cadastrados. A plataforma recebe, em média, 900mil acessos simultâneos” disse eles aos universitários.

Equipes do desafio Brasil Game Jam durante o briefing do CartolaFC. Fonte: globo.com

 

Que tipo de implementações estariam os universitários inclinados a criar? Um bando de reservas que é tão pedido pelos cartoleiros? Um novo modo de jogo? Um novo sistema de disputa?

Todos sabemos que o CartolaFC tem uma série de problemas a serem corrigidos e novas demandas dos cartoleiros a serem implementadas. Oremos para que dentro desses grupos de universitários tenha alguns cartoleiros fanáticos que conheçam as deficiências do Fantasy e criem soluções para melhorar o site, pois muitos já desistiram de jogar diante dos vários absurdos que o site faz.



Editor Chefe do site Mundo Fantasy, estudou Relações Internacionais na PUC-SP e Economia na USP. É fanático por todos os Fantasys Sports, em especial os da NBA.