Golaço do Ronaldo em cima do Compostela completa 21 anos

No dia 12 de outubro, completa 21 anos de um dos gols mais bonitos da carreira do Ronaldo. Vivendo o auge de sua carreira no Barcelona, ele protagonizou um lance difícil no jogo contra o Compostela pela 7ª rodada do Campeonato Espanhol de 1996. A jogada possui as marcas registradas do atacante que são a condução de bola, dribles rápidos, força física, precisão na finalização e velocidade.

O lance aconteceu aos 36 minutos do primeiro tempo. Ronaldo pega a bola no meio de campo após o Mauro García e Passi se trombarem. Ele é puxado pelo Saïd Chiba. Mesmo assim, o atacante continua correndo com a bola em direção a grande área. O brasileiro passa pelo José Ramon e William e chuta a bola desiquilibrado para o gol. Para fazer o golaço, o Fenômeno deu catorze toques na bola e levou doze segundos. A jogada fez o técnico Bobby Robson levar as mãos na cabeça por não acreditar no que viu. “Foi o gol mais difícil que marquei na minha vida. Não se vê gols assim todos os dias”, disse o Ronaldo. Bobby Robson comparou o brasileiro ao Pelé e disse que era impossível fazer o gol daquela maneira.

José Ramon, meio-campo do Compostela, disse ao jornal El País que fez bem em não parar o Ronaldo. “Fiquei muito tempo pensando se deveria ter lhe dado uma pancada, porque até mesmo companheiros de profissão me disseram que deveria ter feito isso, mas, hoje em dia, acredito que fiz bem. O futebol precisa desses lances”. O Barcelona venceu a partida contra o Compostela por 5 a 1 com dois gols do brasileiro. No fim da temporada, a equipe terminou em segundo lugar no Campeonato Espanhol e o Ronaldo se tornou artilheiro do torneio com 34 gols.