Mundial de Clubes: definidos adversários de Real Madrid e campeão da Libertadores

Real Madrid na conquista do Mundial de Clubes da FIFA de 2016
Foto: Shaun Botterill - FIFA/FIFA via Getty Images

Entre os dias 6 e 16 de dezambro, o Mundial de Clubes da FIFA volta aos Emirados Árabes Unidos depois de sete anos. Na manhã desta segunda-feira foram realizados, na cidade de Abu Dhabi, os sorteios das chaves da competição que irá reunir os seis campeões continentais e o campeão da liga local.

Como sempre, a primeira partida será realizada entre o campeão da Oceania e o campeão local. Assim, no dia 6 de dezembro, em Al Ain, o Auckland City, da Nova Zelândia, enfrenta o Al Jazira, time em que atua o atacante Romarinho, ex-Corinthians. O vencedor desta partida passa para as quartas de final para enfrentar o vencedor da Liga dos Campeões da África, no dia 9. Do outro lado da chave, no mesmo dia, o Pachuca, do México, enfrenta o campeão da Liga dos Campeões da Ásia.

Nas semifinais, o campeão da Copa Libertadores enfrenta o vencedor da partida entre Pachuca e o representante da África no dia 12 de dezembro, uma terça-feira, às 15h (horário de Brasília). A partida será disputada no Estádio Hazza Bin Zayed, em Al Ain. No dia seguinte, o Real Madrid enfrenta o vencedor entre o campeão da Ásia e Auckland City ou Al Jazira, também às 15h, no Estádio Zayed Sports City, em Abu Dhabi. A grande final será disputada no sábado, dia 16, às 15h (horário de Brasília), em Abu Dhabi.

Chaves do Mundial de Clubes da FIFA (Foto: Reprodução/YouTube oficial da FIFA)
Chaves do Mundial de Clubes da FIFA (Foto: Reprodução/YouTube oficial da FIFA)

Representantes ainda desconhecidos

Três confederações ainda não conheceram seus representantes: Ásia, África e América do Sul. Todas as três competições estão na fase de semifinal. A primeira confederação a conhecer seu representante no Mundial de Clubes será a africana. No dia 5 de novembro, sai o campeão da Liga dos Campeões da África. Ainda estão na briga: Al Ahly (Egito), Étoile du Sahel (Tunísia), USM Alger (Argélia) e Wydad Casablanca (Marrocos).

No dia 25 de novembro será conhecido o representante asiático. Na próxima semana serão conhecidos os finalistas da Liga dos Campões da Ásia. No momento, ainda estão na briga: Al Hilal (Arábia Saudita), Persepolis (Irã), Urawa Reds (Japão) e Shangai SIPG (China). Nos jogos de ida, o Al Hilal goleou o Persepolis por 4 a 0 na Arábia Saudita e Shangai, de Oscar, Hulk e Elkeson, empatou em casa com o Urawa Reds por 1 a 1.

O último participante do Mundial de Clubes da FIFA será o campeão da Copa Libertadores. Devido à mudança de calendário da CONMEBOL, a final da competição sul-americana só irá acontecer no dia 29 de novembro. Os times que ainda estão na disputa são: Grêmio (Brasil), Barcelona (Equador), River Plate (Argentina) e Lanús (Argentina).

LEIA MAIS
RENATO GARANTE RETORNO DE LUAN AO GRÊMIO NA LIBERTADORES: “ELE VAI JOGAR”