Globo SP exibiu em 2017 mais jogos de Flamengo e Grêmio do que o “esquecido” Santos

Foto: Ivan Storti/Santos FC

Os torcedores do Santos ganharam novos motivos para ficarem irritados com a Rede Globo. Em 2017, o clube voltou a ser desprezado nas transmissões da emissora em São Paulo. Até rivais de fora do estado tiveram mais aparições que o Peixe, casos de Flamengo e Grêmio, até sem contar os jogos de ambos contra paulistas.

O Santos teve apenas três jogos exibidos em São Paulo. E todos foram clássicos contra os rivais paulistas: São Paulo, pelo Paulistão, além de Palmeiras e Corinthians, ambos no Brasileirão.

Para se ter uma ideia, nesta temporada, o Corinthians teve 33 jogos transmitidos (contando amistoso contra a Ferroviária no final da pré-temporada), contra 30 do Palmeiras e 21 do São Paulo, de acordo com levantamento feito pelo Torcedores.com.

O Flamengo teve sete jogos exibidos na Grande SP sem nenhuma participação de times paulistas, dois deles contra o Botafogo na semifinal da Copa do Brasil, dois contra o Cruzeiro na final, dois contra o Junior Barranquilla-COL na semifinal da Sul-Americana e um contra o Independiente-ARG na primeira final. A emissora ainda passará o jogo decisivo contra os argentinos na próxima quarta-feira (13).

Por sua vez, o Grêmio teve quatro jogos (nenhum deles contra paulistas), dois contra o Barcelona-EQU na semifinal da Libertadores e dois contra o Lanús-ARG na final. A lista poderá aumentar para seis, já que a emissora exibirá os jogos tricolores no Mundial de Clubes a partir da próxima terça-feira.

Com times paulistas envolvidos, a Globo transmitiu ainda mais dois jogos do Grêmio (contra Corinthians e Palmeiras) e quatro do Flamengo (contra o São Paulo, dois contra o Corinthians e um contra o Palmeiras). Dessa forma, a desvantagem do Santos aumentaria ainda mais.

Não é de hoje que vem a irritação de santistas com a Rede Globo. O auge dela talvez tenha acontecido em julho do ano passado quando o canal optou pela exibição de um filme na faixa horária em que em o Santos enfrentava o Gama, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

*atualizado às 15h07

VEJA TAMBÉM:

Derrota do Flamengo fica perto do recorde da Globo na Sul-Americana 

‘Ajudaria bastante’, diz Bruno Henrique sobre atacante do Palmeiras na mira do Santos 



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)