Home Redação Torcedores Confira as principais áreas do jornalismo e sua atuação no mercado

Confira as principais áreas do jornalismo e sua atuação no mercado

Esportivo, político, cinematográfico, cultural e mais: confira as principais áreas do jornalismo e seus mercados de trabalho

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Poucas profissões são tão atraentes quanto a do jornalista. Ser a “testemunha da história”, estar em dia com os fatos e os acontecimentos é, de fato, algo apelativo para quem ainda está em busca de uma carreira para seguir.

PUBLICIDADE

Além da “emoção” da cobertura noticiosa, as dinâmicas e principalmente a diversidade das áreas do jornalismo enchem os olhos dos futuros comunicadores. Já se imaginou trabalhando com aquilo que você mais ama, seja cultura, esportes, gastronomia?

Para saber mais sobre as áreas do jornalismo, confira o portal Hora da Facul!

PUBLICIDADE

Jornalismo esportivo, uma das principais áreas

De todas as áreas do jornalismo, o esportivo se destaca como uma das principais. Datado do início do século XX no Brasil, a cobertura dos esportes por aqui está enraizada no começo do futebol no país. A imensa repercussão do jogo motivou a busca profissional pelos seus fatos, dados e histórias.

Hoje, a área do jornalismo esportivo é tão completa quanto qualquer outra. Ela está em praticamente todos os grandes veículos midiáticos, assim como conta com jornalistas com especializações dentro dela, como jornalismo de dados, de “fofoca”, além dos cronistas, comentaristas e os chamados setoristas, que fazem a cobertura específica de um clube de futebol ou outras organizações esportivas.

As demais áreas do jornalismo

Mas não é só de esportes que vivem as áreas do jornalismo. A profissão engloba cultura, política, meio ambiente, até gastronomia. Confira alguma das principais:

  • Jornalismo Político
  • Jornalismo Cinematográfico
  • Jornalismo Ambiental
  • Jornalismo Cultural
  • Jornalismo Gastronômico
  • Assessoria de Imprensa

LEIA MAIS

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

PUBLICIDADE

Curso de Fisioterapia promove o cuidado com atenção e sensibilidade

Curso de Educação Física oferece formação ampla e alinhada com o mercado

Quanto ganha um fisioterapeuta esportivo? Confira os valores: