Home Redação Torcedores As 10 dicas que o jornalista que quer trabalhar com redação precisa saber

As 10 dicas que o jornalista que quer trabalhar com redação precisa saber

Saiba as qualidades e habilidades necessárias para um jornalista que quer trabalhar com redação, e confira as dicas para se inserir na área

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

É muito comum que estudantes e vestibulandos optem por prestar e cursar o curso de jornalismo pela paixão pela escrita. A atividade, de fato, desenvolvida desde cedo na escola, atrai muita gente para a carreira de jornalista, ainda mais as preparações para a temida redação de vestibular.

PUBLICIDADE

Mas, como se sabe, a realidade profissional é bastante diferente do que se vive no ambiente universitário, especialmente na área escrita que, até outro dia, para se ter noção, era caracterizada como “jornalismo impresso” nas graduações.

Assim, reservamos este texto para falar um pouco sobre o que é, hoje em dia, a redação para um jornalista. Falamos um pouco sobre a atividade profissional e passamos até algumas dicas para trabalhar no segmento. Confira:

PUBLICIDADE

Por que trabalhar com redação?

Com o crescimento do número de agências e startups, a redação virou uma atividade completamente diferente para os jornalistas. O texto jornalístico em si, o que é feito em jornais e sites de notícias, não mudou, mas o mercado se abriu para os profissionais do jornalismo escreverem um outro tipo de redação.

Nesse meio, são usados muitos blogposts como estratégias de marketing, que usam de um estilo “misto” entre critérios jornalísticos e elementos de copywriting. Esses tipos de texto oferecem ao seu redator, uma boa possibilidade de trabalho, de organização de tempo, de facilidade de precificação, além de um tempo de pesquisa e produção, normalmente, razoável.

Um jornalista, então, pode optar por trabalhar com redação para ampliar seu leque de possibilidades, sejam elas profissionais ou temáticas, já que há demanda para textos de todo e qualquer tipo de tema.

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

PUBLICIDADE

10 dicas para um jornalista trabalhar com redação

  • Entenda e conheça o veículo
  • Leia muito!
  • Seja curioso
  • Não queira saber tudo, mas busque aprender ao máximo
  • Pratique a sua escrita
  • Tenha noção do Google e do SEO
  • Jamais se esqueça da ortografia e gramática
  • Revise seu texto
  • Palavras curtas, frases curtas, textos com o tamanho que precisar
  • Busque a originalidade, mas a partir do básico

LEIA TAMBÉM

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Entenda como usar os games na hora dos estudos

Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?

Aplicativos para estudos: quais os melhores e como usar

PUBLICIDADE