Home Redação Torcedores Jornalista de TV: confira 10 dicas para trabalhar com jornalismo na televisão

Jornalista de TV: confira 10 dicas para trabalhar com jornalismo na televisão

Conheça as atividades, entenda como é o jornalismo de televisão e confira as 10 melhores dicas para trabalhar como jornalista na TV

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Um dos primeiros contatos que um estudante de jornalismo tem com a carreira e a profissão é por meio da televisão. O jornalista de TV, afinal, não só aparece na telinha como pode muito bem ser visto — e principalmente identificado — fazendo seu trabalho na rua.

PUBLICIDADE

Assim, é também bastante comum que a área seja a primeira escolhida por muitos dos aspirantes e graduandos. Só não quer dizer que seja simples de ser alcançada. Ou fácil de trabalhar. Além de ter rotinas e atividades bastante específicas, o jornalista de televisão precisa de conhecimentos diferentes e de um posicionamento de mercado diferenciado.

Mas não se deixe levar pela dificuldade. Com planejamento e dedicação, qualquer área pode ser alcançada. Ainda mais com as dicas que apresentamos, assim como o “mini guia” que montamos abaixo. Confira:

PUBLICIDADE

As áreas para o jornalista que quer trabalhar na TV

Por falar em área, uma coisa que você, aspirante a jornalista, precisa saber é que não há uma só função a ser exercida no jornalismo de televisão. Para que o público assista aos jornais ou as matérias que são veiculadas nos canais, são necessárias as atuações de diferentes áreas.

Assim, o primeiro passo é conhecer esses setores que envolvem o dia a dia de uma “redação” de televisão. Listamos eles abaixo, para que você possa se aprofundar e, quem sabe, se identificar com suas atividades:

  • Produtor de reportagem
  • Repórter
  • Âncora
  • Cinegrafista
  • Editor de imagens

Para saber mais sobre cursos, faculdades e vestibulares, confira o portal Hora da Facul!

10 dicas para o jornalista que deseja trabalhar na televisão

Além de conhecer o meio, é preciso entender que um jornalista de TV trabalha com habilidades específicas. Listamos elas abaixo, na forma de dicas.  São 10: adquira, trabalhe e desenvolva-as, que você terá, certamente, maiores chances de ingressar na área.

PUBLICIDADE
  1. Atenção aos acontecimentos do dia
  2. Sempre tenha em mente as imagens
  3. Trabalhe junto com o produtor
  4. Treine e evolua suas habilidades de comunicação oral
  5. Pratique exercícios fonoaudiológicos
  6. Estude bem cada pauta ao trabalhar na TV
  7. Expanda seus conhecimentos técnicos
  8. Sempre tenha como fazer uma anotação rápida
  9. Encontre e desenvolva seu diferencial
  10. Pense na audiência para a sua matéria

LEIA TAMBÉM

Hora da Facul – Tudo sobre educação em um só lugar

Entenda como usar os games na hora dos estudos

Mídias digitais e vestibular: como utilizá-las para estudar?

Aplicativos para estudos: quais os melhores e como usar

PUBLICIDADE