
Quando o assunto é ataque de tubarão, Maui é o lugar mais perigoso para o banhista nas praias do arquipélago, uma vez que oito dos últimos 14 ataques foram registrados no local. Os dispositivos anti-tubarões estão se esgotando das prateleiras. Os preços das peças variam entre R$ 1.000 e R$ 1.5000. Estes dispositivos transmitem raios eletromagnéticos, que ajudam a espantar o animal considerado o terror dos mares.
A premissa é simples. Todos os tubarões possuem pequenos sacos de gel perto do focinho chamados Ampullae de Lorenzini, com isso eles conseguem sentir de longe a eletricidade das suas presas. Os dispositivos produzem raios eletromagnéticos que, segundo o site Shark Shield, causam espasmos nos músculos do tubarão. O desconforto faz com que o animal fuja dos raios eletromagnéticos, para o bem dos surfistas e banhistas.
Alguns especialistas afirmam, no entanto, que o dispositivo não terá 100% de sucesso. Porém, depois de muitos testes, a novidade surtiu efeito e nenhum tubarão foi visto próximo da pessoa que estava usando a tecnologia.