Barcelona e Atlético abrem as quartas da Liga dos Campeões

A Liga dos Campeões terá como grande  atração da primeira rodada das quartas de final o clássico espanhol entre Barcelona e Atlético de Madri nesta terça-feira, 1º de abril, às 15h45, no Camp Nou, casa catalã.

O clássico local entre o primeiro e o segundo colocados do Campeonato Espanhol é apenas um entre os grandes jogos reservados para o momento decisivo da competição, que também verá nesta terça o confronto entre o Manchester United e o Bayern de Munique, atual campeão.

O Atlético de Madri não poderia estar em um momento melhor. Líder da Liga Espanhola à frente de Barcelona e Real, o time comandado pelo argentino Simeone atingiu o ápice depois de um belo trabalho de dois anos.

Nesse período, garantiu os títulos da Liga da Uefa e depois da Copa do Rei, ganhando em pleno Santiago Bernabéu do grande Real Madrid. Lembrando que o Atlético de Madri não participa das quartas de final da Liga dos Campeões há mais de 15 anos.

Screen Shot 2014-03-31 at 4.27.27 PM

Já o Barça, acostumado a este tipo de jogos (esteve nas últimas 6 semifinais da UCL), teve que se reformular depois do ‘massacre’ do ano passado, quando perdeu por 7 a 0 do Bayern em 180 minutos.

Deveria reformular a defesa, mas acabou trazendo o craque Neymar para o ataque. Com a contusão do goleiro titular Victor Valdes, a zaga que já não era forte, ficou ainda mais fragilizada, uma vez que o Pinto, goleiro reserva, não passa tanta confiança.

Liderado pelo brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, o Atlético sabe que é muito importante fazer um bom resultado no jogo de ida no Camp Nou, casa do Barça. Um empate com gols já seria satisfatório pro time da capital, uma vez que sua defesa é a menos vazada e muito difícil de ser superada em casa.

O Barcelona, que vinha em má fase, deu uma reviravolta nas últimas semanas. Depois do ‘caso Neymar’, transferência e críticas da torcida e Cruyff, o time conseguiu engrenar e mudar o astral com a histórica vitória no clássico com o Real Madrid, com Messi fazendo um hat-trick e afundando o adversário em uma pequena crise.

000_par7827860

Retrospectiva:

Os times já se enfrentaram três vezes nesta temporada, sendo 3 empates. O Barcelona se deu melhor nas finais da Supercopa Espanhola, pois conseguiu um empate com gol de Neymar em Madri, o que garantiu o título para a equipe da Catalunha. O jogo de volta na Liga deve ser decisivo e pode até ser uma final, já que ambas equipes disputam o titulo, e será o último jogo do ano.

Atlético de Madrid
Últimas quartas: 1996/97 (derrota por 4 a 3 para Ajax)
Temporada atual: 7V, 1E, 20GP, 4GC
Artilheiro: Diego Costa (7)

Barcelona
Últimas quartas: 2012/13 (empate em 3 a 3 com o PSG – classificado)
Temporada atual: 6V, 1E, 1D, 20GP, 6GC
Artilheiro: Lionel Messi (8)

Screen Shot 2014-03-31 at 5.14.05 PM



Redação do Torcedores.com