Deputados solicitam que comercial de guaraná com Neymar seja tirado do ar

Depois de a Embratur (Embratur Brasileira de Turismo) solicitar à Adidas a retirada do comércio de camisas com conotação sexual, mais uma polêmica envolvendo uma campanha publicitária e a Copa do Mundo veio à tona. Na última segunda-feira, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento do deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO) que pede a retirada do ar do comercial do Guaraná Antarctica, que tem o atacante Neymar como estrela.

Na campanha publicitária, criada pela DM9DDB, o jogador do Barcelona apronta algumas brincadeiras com estrangeiros que o pedem para ensinar como solicitar a bebida quando estiverem no Brasil. Com isso, o político acredita que a peça promove ‘bullying’ com os turistas.

“Um jogador de futebol, respeitado no Brasil e no exterior, questionado por um turista sobre como pedir a bebida ele ensina: um guaraná para o água de salsicha, um garrana para o filhote de cruz credo. Ainda tem serra pelada e cão chupando manga… Fácil ver. Não se trata de apenas mais uma propaganda criativa. Trata-se da promoção do Bullying, sua forma de praticá-lo, determinando inclusive seu público alvo: o turista em visita ao Brasil, no ano em que se realiza a Copa do Mundo”, colocou Marcos Rogério, no texto do requerimento.

Já a deputada Érika Kokay sugeriu ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) oriente as empresas a evitar propaganda que viole os princípios da dignidade humana.

Há cerca de duas semanas, a Embratur pediu e foi atendida pela Adidas para retirar do comércio a venda de camisetas com apelo sexual, justamente em momento que o governo federal trabalha para passar uma imagem melhorar aos turistas que virão ao país para acompanhar a Copa do Mundo de 2014.

Outra peça publicitária que chamou atenção envolve o argentino Lionel Messi, que tem sua batatas fritas ‘furtadas’ por torcedores brasileiros que pedem para tirar uma foto com o craque do Barça e aproveitam para pegar o salgadinho.

Veja a propaganda do Guaraná Antarctica com Neymar:



Redação do Torcedores.com