
Na campanha publicitária, criada pela DM9DDB, o jogador do Barcelona apronta algumas brincadeiras com estrangeiros que o pedem para ensinar como solicitar a bebida quando estiverem no Brasil. Com isso, o político acredita que a peça promove ‘bullying’ com os turistas.
“Um jogador de futebol, respeitado no Brasil e no exterior, questionado por um turista sobre como pedir a bebida ele ensina: um guaraná para o água de salsicha, um garrana para o filhote de cruz credo. Ainda tem serra pelada e cão chupando manga… Fácil ver. Não se trata de apenas mais uma propaganda criativa. Trata-se da promoção do Bullying, sua forma de praticá-lo, determinando inclusive seu público alvo: o turista em visita ao Brasil, no ano em que se realiza a Copa do Mundo”, colocou Marcos Rogério, no texto do requerimento.
Já a deputada Érika Kokay sugeriu ao Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) oriente as empresas a evitar propaganda que viole os princípios da dignidade humana.
Há cerca de duas semanas, a Embratur pediu e foi atendida pela Adidas para retirar do comércio a venda de camisetas com apelo sexual, justamente em momento que o governo federal trabalha para passar uma imagem melhorar aos turistas que virão ao país para acompanhar a Copa do Mundo de 2014.
Outra peça publicitária que chamou atenção envolve o argentino Lionel Messi, que tem sua batatas fritas ‘furtadas’ por torcedores brasileiros que pedem para tirar uma foto com o craque do Barça e aproveitam para pegar o salgadinho.
Veja a propaganda do Guaraná Antarctica com Neymar: