
Mas, o São Paulo não será o primeiro e nem o último time grande a sucumbir diante de uma equipe de menor expressão. Os rivais de São Paulo, e fora dele, também já tiveram seu dia de vexame! Tanto nos estaduais, como em competições internacionais e, principalmente, na Copa do Brasil. Essa última, inclusive, é mestre em “pregar peças” nos grandes times do futebol brasileiro.
Quem não lembra do título do Santo André na Copa do Brasil diante do Flamengo em pleno Maracanã, em 2004? Ou mesmo os 3 a 0 do América do México em cima do mesmo Flamengo na Libertadores da América, em 2008, que culminou na eliminação do rubro-negro na competição?
Reveja – Flamengo 0 x 2 Santo André – Copa do Brasil 2004
Um ano depois do tropeço flamenguista na Copa do Brasil contra um pequeno, foi a vez do Fluminense sofrer na competição. O tricolor carioca não conseguiu se impor diante do modesto Paulista e viu a equipe adversária comemorar o título em pleno Rio de Janeiro. Nove anos depois, o Fluminense voltou a ser surpreendido. Dessa vez pelo Horizonte/CE. A equipe carioca perdeu por 3 a 1 na estreia da competição este ano e agora precisa de uma vitória por 2 gols para seguir no torneio.
Reveja – Fluminense 0 x 0 Paulista – Copa do Brasil 2005
Quem também já sofreu, e muito, na Copa do Brasil foi o Botafogo. O torcedor botafoguense não esquece o título perdido para o Juventude, em 1999, e nem as eliminações para Ipatinga, Gama, Santa Cruz e Americano.
Reveja – Botafogo 0 x 0 Juventude – Copa do Brasil 1999
Mas se a Copa do Brasil, às vezes, faz “estragos” com os grandes, os estaduais também não ficam por baixo. Em 2008, o Corinthians foi a “vítima”. A equipe do Parque São Jorge precisava de um tropeço da Ponte Preta para se classificar para as semifinais do Paulistão. O tropeço da Macaca aconteceu, porém, o Timão foi surpreendido pelo Noroeste, sendo derrotado por 3 a 2 e eliminado da competição.
Reveja – Noroeste 3 x 2 Corinthians – Campeonato Paulista 2008
A eliminação corintiana só não foi mais vergonhosa do que a derrota do Palmeiras para o Mirassol no ano passado. Apesar de não ter sido em uma partida decisiva do estadual, a goleada por 6 a 2 ecoa na cabeça do torcedor palmeirense até hoje. O Mirassol, que nem a quarta divisão disputava e brigava para não cair no Paulistão, não tomou conhecimento do Verdão e liquidou o jogo nos primeiros 45 minutos. Os seis gols foram marcados no primeiro tempo.
Reveja – Mirassol 6 x 2 Palmeiras – Campeonato Paulista 2013