
O dia de surfe começou logo com a eliminação de Jordy Smith perante Bede Durbidge no heat 1 dos quartos-de-final, seguindo-se o triunfo de Josh Kerr sobre Gabriel Medina. O jovem brasileiro não encontrou ondas de qualidade e acabou por ceder finalmente depois de uma sequência de nove vitórias no Tour em 2014.
O heat que se seguia era uma autêntica final antecipada. Kelly Slater deu show de surf, provou que ainda está em grande forma e eliminou Joel Parkinson, num heat que acabou por ser equilibrado… ao nível dos scores. No último heat dos quartos-de-final, Michel Bourez não sentiu qualquer dificuldade para bater Nat Young.
Nas semis-finais assistiu-se a uma autêntica batalha entre dois darkhorses aussies, com Kerr a acabar por levar a melhor, avançando até à final e continuando a sonhar com a repetição do triunfo que alcançou em 2010 em Margaret River – quando a prova ainda pertencia ao WQS.
Já na segunda semi-final, Kelly Slater saiu na frente, continuando a mostrar excelente nível de surf, mas a 7 minutos do fim viu o Bourez virar a bateria com uma onda pontuada acima dos 9 pontos – a melhor do dia – onde o taitiano aplicou todo o seu power surf. Michel Bourez começava assim a causar surpresa e marcava encontro com Josh Kerr na final.
Talvez motivado pelo triunfo frente ao rei, Bourez aplicou a mesmo receita na final e Kerr nem teve argumentos para lutar pelo triunfo. O resultado final foi de 15,90 pontos, contra apenas 12,44 do australiano. Michel Bourez alcançou assim uma vitória que poucos esperavam e, mais do que isso, o primeiro triunfo da carreira a nível do WCT.
Mas quem ganhou mais com este resultado? Gabriel Medina, claro. O jovem brasileiro alcançou um 5.º lugar e face ao que a concorrência fez sai do Oeste australiano na liderança do ranking mundial – Parko surge em 2.º, Kerr em 3.º, Bourez em 4.º e Slater em 5.º. Se muitas duvidavam que Gabe iria passar este teste, a resposta sobre as ambições de Medina para 2014 ficou dada. Agora é esperar pela próxima quarta-feira, pois o Rip Curl Bells Beach está já aí à porta.
Veja os melhores momentos das Finais:
http://youtu.be/pdkdgr-At1I
fonte: SurfPortugal