Baú da TV: Relembre como era o futebol na TV Manchete

A extinta TV Manchete marcou época e a vida de muitas pessoas nos anos 1980 e 1990. A emissora, que chegou a rivalizar com a poderosa Rede Globo no Ibope durante alguns momentos com suas novelas, também deixou uma marca na história por suas transmissões de futebol. Nomes como Osmar Santos, Paulo Stein e Osmar de Oliveira passaram pela Manchete nas narrações dos principais acontecimentos do esporte naquela época.

Allan Simon
Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e R7 (Rede Record). Participou da cobertura das Copas do Mundo de 2014 e 2018, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016. Apaixonado por esportes e games, principalmente os antigos.

LEIA MAIS
Baú da TV: Relembre como era o futebol no SBT
Veja como eram os narradores no início de suas carreiras
Relembre narrações de Milton Leite que viraram febre na internet
Veja 10 nomes da narração brasileira durante a Copa do Mundo

A TV Manchete surgiu em 1983, dois anos depois que o governo militar entregou ao empresário Adolpho Bloch a concessão da antiga TV Excelsior. Aquela espécie de licitação contou ainda com a entrega da TV Tupi para Silvio Santos, o nascimento do SBT.

Apostando desde cedo no jornalismo e na cobertura esportiva, a Manchete e seus profissionais estiveram em três Copas do Mundo, diversas finais estaduais e nacionais, entre outros acontecimentos. A emissora também apostou na Copa do Brasil nos primeiros anos da competição, quando ela ainda não atraía o interesse de empresas como a Globo.

Na tela da Manchete, o brasileiro também teve a oportunidade de acompanhar alguns jogos do Campeonato Japonês, que fez muito sucesso quando chegou ao país através da TV Cultura e acabou sendo transmitido pela emissora carioca.

O torcedor botafoguense também pode se lembrar da conquista do Carioca de 1989, quebrando um jejum de 21 anos sem títulos. A partida que fez do Botafogo o campeão estadual daquele ano foi exibida pela Manchete.

Também na tela do canal, o Palmeiras acabou com a fila de 16 anos ao bater o Corinthians na final do Paulistão de 1993. Osmar Santos transmitiu aquele jogo.

A Manchete transmitiu logo a primeira Copa do Mundo após sua fundação. O Mundial do México, em 1986, teve Paulo Stein na narração dos principais jogos, com a presença de João Saldanha, jornalista e ex-técnico da seleção, como comentarista.

https://www.youtube.com/watch?v=RjAPacu2TnQ

Quatro anos depois, na Itália, a Manchete repetiu a dobradinha. João Saldanha já estava muito doente, mas seguiu com a equipe do canal para cobrir in-loco a Copa do Mundo. Participou de toda a competição e acabou morrendo quatro dias depois da final, ainda em Roma. Os jogos do Brasil foram narrados por Osmar de Oliveira e Osmar Santos.

A única Copa do Mundo não transmitida pela Manchete foi a de 1994, nos Estados Unidos. O canal havia passado por uma forte crise que chegou a tirar o comando da empresa das mãos de Bloch. Essa administração, segundo comunicado divulgado pela Manchete posteriormente, não pagou as parcelas referentes aos direitos de transmissão do evento, deixando a emissora fora do Mundial.

E se o comunicado prometia o retorno da Manchete quatro anos depois, isso de fato aconteceu. A última Copa transmitida pelo canal foi a de 1998, com a equipe liderada pelo narrador Paulo Stein.

Em 1999, depois de 16 anos no ar, a situação financeira ficou insustentável. Bloch havia morrido em 1995. Várias greves chegaram até a tirar a emissora do ar porque os funcionários não recebiam seus salários. A falência definitiva aconteceu no dia 10 de maio daquele ano. Entrava no lugar a TV!, embrião da RedeTV!, cuja programa e nome só foram ao ar oficialmente em novembro.

A RedeTV! assumiu a vocação esportiva transmitindo nos últimos 15 anos competições como a Liga dos Campeões da Europa, a NBA, a Série B do Brasileirão, Série A2 de Paulistão, Copa São Paulo de Juniores, campeonatos nacionais europeus, UFC, Fórmula Mundial, entre outros. Mas os tempos da Manchete ficaram definitivamente para trás.