Opinião: Santos pode, sim, ganhar do Cruzeiro na Copa do Brasil; Veja por quê

Botafogo

Cruzeiro e Santos começam nesta quarta-feira (29) a definir uma das vagas na final da Copa do Brasil. As duas equipes se enfrentam no Mineirão no jogo de ida, com amplo favoritismo do time mineiro. Isso porque o Cruzeiro é o líder isolado do Brasileirão, atual campeão brasileiro, e chega com força na semifinal desta competição. Mas se engana quem pensa que o Peixe será presa fácil.

LEIA MAIS
Copa do Brasil não é o caminho mais fácil para vencer a Libertadores

O time da Vila Belmiro venceu Grêmio e Botafogo fora de casa na Copa do Brasil desde ano. O time gremista foi derrotado por 2 a 0, um placar muito considerável em termos de um duelo tão equilibrado no mata-mata da competição.

A ironia das ironias é que o Santos não conseguiu eliminar nenhum dos três jogos da volta nas fases preliminares por não ter vencido por dois gols de diferença, mas acabou não jogando a segunda partida diante dos gaúchos por causa da punição no Caso Aranha.

Contra o Botafogo, o Santos demonstrou domínio total da partida e venceu por 3 a 2. A vantagem só não foi mais larga graças a pequenos erros cometidos pelo time da Vila. No jogo da volta, uma incontestável vitória por 5 a 0 que empolgou o time e anima o torcedor para esta semifinal.

Além disso, o próprio Cruzeiro tem dado demonstrações de que não exerce mais tanto domínio no futebol brasileiro. Sua vantagem de cinco pontos no Brasileirão hoje é muito melhor explicada pela incompetência dos outros 19 times do que pela própria superioridade do time mineiro.

Afinal de contas, a Raposa tem apenas a nona melhor campanha do segundo turno do Brasileirão, com 18 pontos em 12 jogos. Um número semelhante ao do Palmeiras, por exemplo, um time que briga contra o rebaixamento. Os tropeços recentes do Cruzeiro, inclusive em casa, como o empate diante do Verdão, servem para endossar as chances do Santos na Copa do Brasil.

Considero o Cruzeiro como franco favorito a uma das vagas na final, mas não posso entrar na lista dos que cravam sua classificação antes da hora. Nesta quarta, no Mineirão, saberemos a verdade.

 



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.