Opinião: Você é contra ou a favor da torcida organizada?

Hoje vamos falar de um tema tão polêmico quanto o aborto ou a legalização das drogas mas acontece diariamente em nosso futebol, e não estou falando de favorecimento ao time x ou y. Estou falando de torcida organizada. E aí, você é contra ou a favor? Irei analisar os dois lados da moeda para você tirar uma conclusão melhor.

Leia mais: STJD pune Cruzeiro e Atlético-MG por briga de torcidas em clássico

A diretoria de seu time apóia sua organizada? Você acha isso bom? Uns dizem que está incentivando a violência, que torcida organizada é só violência. Mas digo a vocês que não é.

Brigas dentro e fora do estádio são condenáveis sim e não tem justificativa. Mas…Já pensou seu time sem torcida organizada? Seriam milhares de torcedores independentes parados assistindo o jogo sem a torcida organizada, o futebol seria que nem tênis, as pessoas só comemorariam o gol, o ponto. Talvez uma música ou outra, mas seria bagunçada, ficaria feio. Sem a organizada, os jogadores não teriam apoio total.

Mas será que é justo? será que vale a pena a diretoria apoiar as torcidas dando ingresso? Vamos aos dois lados. O lado positivo é que os caras irão comparecer, cantar e apoiar o time, mas aí vem o lado negativo. O cara se diz torcedor, ele precisa mesmo receber o ingresso pra ir no jogo, por que não poderia pagar? Um cara que só vai em jogo quando recebe ingresso, pode se dizer torcedor de verdade?

A diretoria não dá ingresso pra torcedor normal, aí vão mais organizados do que os normais – se é que pode chamar assim -, acaba tendo briga e as torcidas organizadas são condenadas e dizem que “só tem bandido” e coisa do tipo, mas você parou pra pensar nas ações que eles fazem?

Existem torcidas que fazem ações beneficentes, doações de alimentos e de sangue, outras dão aulas de esporte de graça, lutas em geral. Mas será que essas lutas são para o bem da população ou para o seu torcedor aprender a brigar?

Apesar do apoio incondicional que as organizadas dão em alguns jogos, será que vale a pena arriscar perder mando de campo ou até mesmo jogadores? Existem muitos casos de torcidas ameaçarem jogadores pela má fase do clube.

A torcida do Corinthians, por exemplo, pediu para a diretoria tirar as cadeiras da Arena e a diretoria fez. Um estádio de Copa do Mundo vai virar de arquibancada, um time com a grandeza do Corinthians sendo mandado pela torcida, pelos mesmos que mataram um garoto com foguete em um jogo da Libertadores. Agora o outro lado da moeda. A diretoria do Cruzeiro rompeu com as organizadas e elas são proibidas de usar símbolos do clube.

E ai, você é a favor? Eu sou, mas gostaria que não tivesse essa violência.

Foto: Getty Images

Curta a pagina no Facebook:
https://www.facebook.com/lanceultimo

Twitter: @ultimo_lance



Sou estudante de comunicação social na PUC-RJ, tenho 20 anos e apaixonado por esportes. Em meus textos busco colocar a melhor informação possivel com muitos dados e as vezes opinião. O melhor do PVC e do Rica Perrone juntos em um só