Opinião: Luxemburgo é o líder que o Flamengo precisava

Luxemburgo
Getty Images

“Não tem nada resolvido”.

Foi assim que os jogadores saíram do gramado do Maracanã. Vanderlei Luxemburgo é o líder que precisávamos. Além de dar padrão e consciência tática aos seus comandados, Luxa ajudou os jogadores a amadurecerem fora de campo. Chegou tirando as laranjas podres e dando confiança ao resto do time. Processo parecido com o de Jayme no ano passado. A diferença é que o técnico atual sabe um “pouquinho” mais de futebol do que o atual campeão da Copa do Brasil.

LEIA MAIS
Comentarista diz que oposição quer Luxemburgo no Corinthians em 2015

Não tem polêmica extra-campo no Flamengo. Não tem problema de grupo. Até Chicão soube esperar a sua oportunidade sem alarde, sem crise. Luxemburgo é justo e quem merece joga. Não tem entrevista arrogante por parte de seus comandados. Todos falam com a imprensa de uma forma serena. Isso é fruto do Media training do técnico. Aliás, ele faz questão de atrair todos os problemas para si e tira a responsabilidade dos atletas.

Não se pode esquecer do restante da comissão técnica. O Flamengo não tem elenco e praticamente os mesmos jogadores disputam as duas competições. E poucos se lesionam. A disposição e capacidade física da equipe jogo após jogo são impressionantes. O trabalho desses profissionais é fundamental para uma equipe que depende da capacidade atlética para vencer jogos.

Sobre o jogo, lamento que 90% da imprensa ainda duvide do Flamengo. Não consigo entender como colocam o Atlético-MG como favorito absoluto. É nítido que não assistem aos nossos jogos. Agora todos vão falar com propriedade que Cáceres é um bom volante, Gabriel é um menino a ser lapidado e que Paulo Victor é um dos melhores goleiros do Brasil. De repente, tudo muda.

Tudo muda para os outros. Para nós, a humildade permanece. Essa mesma imprensa vai dizer que somos favoritos, mas só queremos empenho e dedicação no Mineirão.

São Judas Tadeu cuida do resto.

E lembremos: “Não tem nada resolvido”.



Jornalista esportivo!