Bayern x Borussia: Entenda porque a rivalidade entre os dois times só aumenta

Borussia

Imagine a situação: um dos clubes mais tradicionais do país está à beira da falência e, para sobreviver e seguir na elite, recorre a um dos maiores rivais, que libera um empréstimo substancial. Foi exatamente o que aconteceu entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique em 2003.

O Borussia, um dos maiores times da Alemanha, recebeu 2 milhões de Euros do Bayern há 11 anos atrás, quantia que impediu a falência e o descenso no futebol alemão.

Campeão alemão em 2001/02, o time mergulhou em uma grave crise financeira e conseguiu se recuperar 100% nas últimas campanhas, quando voltou a ser campeão em 2011 e 2012, além do vice-campeonato da Liga dos Campeões em 2013, quando caiu justamente para o Bayern.

A rivalidade Bayern x Borussia que havia esfriado – a ponto de um ajudar o outro financeiramente – está mais em alta do que nunca com os acontecimentos das últimas temporadas, entre eles, seis decisões entre os dois.

Além das disputas dento de campo, os dois protagonizam duelos no mercado com, quase sempre, vantagem para o Bayern.

Com mais dinheiro em caixa, o time de Munique tem a fama de tirar jogadores dos outros times do país e o Dortmund é o alvo principal atualemente.

O caso mais latente da volúpia do Bayern sobre o rival foi na contratação de Mario Gotze. O clube anunciou nas vésperas da decisão da Liga dos Campeões de 2013 que pagaria a multa rescisória do promissor meia. Meses depois, foi a vez de Robert Lewandowski trocar o amarelo pelo vermelho e azul.

Agora, a bola da vez é Marco Reus. O meia do Dortmund está na mira de gigantes europeus, um deles o Bayern, que já avisou que bancará a multa para ter o alemão no seu elenco. O Borussia por sua vez, se defende e critica as armas usadas pelo rival, mas sabe que a batalha será praticamente impossível de ser vencida.



Editor senior do Torcedores.com, o jornalista formou-se na Universidade Metodista em 2009 e passou pelas redações do Diário do Grande ABC, Agora SP, UOL e Fox Sports, onde fez a cobertura da Copa do Mundo de 2014. Está no Torcedores desde outubro de 2014.