Nico Rosberg reage e faz a pole no GP dos EUA; Massa larga em 4º

GP dos EUA

O alemão Nico Rosberg reagiu na briga pelo título e fez a pole position do GP dos EUA, em treino classificatório realizado neste sábado (1) no circuito de Austin, no Texas. O líder do campeonato, Lewis Hamilton, também da Mercedes, foi o segundo colocado, com quase meio segundo a mais que o companheiro.

LEIA MAIS
O dia em que o GP dos EUA teve apenas seis pilotos no grid
Relembre as vitórias brasileiras no GP dos EUA de Fórmula 1

O brasileiro Felipe Massa foi superado pelo companheiro Valtteri Bottas, mas ficou com o bom quarto lugar no grid de largada. A Williams, assim, conseguiu a segunda fila para a corrida deste domingo (2). O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, ficou em quinto, seguido pelo espanhol Fernando Alonso, da Ferrari.

Jenson Button e Kevin Magnussen, da McLaren, dividem a quarta fila. Kimi Raikkonen, da Ferrari, e Adrian Sutil, da Sauber, fecham os 10 primeiros colocados no grid. O GP dos EUA terá sua largada às 18h (horário de Brasília) deste domingo, com transmissão exclusiva do SporTV. A TV Globo não transmite por causa da rodada do Campeonato Brasileiro.

O treino deste sábado foi diferente do comum, já que duas equipes não estão participando do GP dos EUA. Marussia e Caterham, com problemas financeiros, anunciaram há algumas semanas que não disputariam a prova, e não sabem se voltarão a correr nos dois últimos GPs do ano, no Brasil e nos Emirados Árabes. Com isso, o formato do treino classificatório em Austin teve que mudar também.

Em vez de seis eliminados no Q1, mais seis no Q2, os organizadores decidiram que os 18 pilotos concorreriam a 14 vagas na segunda parte da sessão, eliminando apenas quatro carros. No Q2, mais quatro eliminados, deixando o Q3 com o tradicional número de 10 competidores em busca da pole position.

Sem surpresas, o Q2 teve a eliminação de Pastor Maldonado, da Lotus, Sérgio Perez e Nico Hulkenberg, da Force India, e Daniil Kvyat, da Toro Rosso.

No Q1, o alemão Sebastian Vettel, que será obrigado a largar dos boxes na corrida por ter feito uma troca de compostos de pneus a mais do que o regulamento permite para toda a temporada, apenas deu uma volta para cumprir tabela e ficou com o 17º tempo, sendo eliminado de cara. Também ficaram para trás nessa etapa Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, Esteban Gutierrez, da Sauber, e Romain Grosjean, da Lotus.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.