Opinião: Qual é o legado deixado por Rogério Ceni para o futebol?

Rogério Ceni, 41 anos, maior goleiro artilheiro do futebol, titular absoluto do São Paulo desde 1997, o jogador que mais vestiu a camisa de um clube, (1.165 partidas oficiais), maior artilheiro do São Paulo em Copas Libertadores, 14 gols. São alguns dos recordes que o veterano possui pelo clube do Morumbi.

LEIA MAIS:
Fabio Somani: “Falar mal do Rogério Ceni paga imposto”

Nesta semana, o goleiro tricolor ganhou destaque na mídia internacional e no site oficial da Fifa após superar Ryan Giggs com o maior número de vitórias por um time – o antigo recorde era de 589 vitórias.

Apesar do futebol brasileiro não ser muito lembrado e visto na Europa, vários torcedores reconheceram o fato histórico de Rogério, chegando a colocá-lo como o maior goleiro da história.

Por todas suas conquistas e recordes, é evidente que Rogério Ceni deixará um grande legado, não somente para os torcedores são-paulinos, que se acostumaram a vê lo defender seu time por mais de vinte anos, mas também pela sua liderança dentro e fora de campo, por suas cobranças de faltas magistrais e por ser o maior goleiro artilheiro do mundo.

Não são somente essas qualidades que torna Ceni diferente. Ele se sobressai em outros aspectos comparado com outros goleiros. Raros são os goleiros que tem a mesma habilidade com os pés, boa reposição, ligação rápida com o ataque. Ceni também joga adiantado, como um líbero.

É verdade que já tomou gols por estar muito adiantado, mas está fazendo escola, tanto que Manuel Neuer, atual campeão do mundo, joga do mesmo jeito, como um líbero.

Este provavelmente será o último ano de Ceni como profissional. Mesmo com algumas desavenças e rugas com outros clubes e torcedores adversários, ele entrará na galeria de jogadores que marcaram época como: Pelé, Zico, Marcos, Romário e estará eternizado na história do futebol brasileiro.

Crédito da foto: Getty Images



Jornalista em formação. Fanático por esportes, principalmente futebol. Vivo em busca de desafios e oportunidades que a vida me proporciona.