Relembre como os grandes de São Paulo inauguraram seus estádios

São Paulo
Reprodução/SiteSPFC

Está chegando a hora de ver o Palmeiras inaugurar oficialmente o Allianz Parque, seu novo estádio. A primeira partida do clube na casa reconstruída deve ser o duelo contra o Sport, no próximo dia 20 de novembro. O torcedor fica desde já na expectativa sobre o resultado desta volta do Verdão ao lugar onde viveu muitas glórias no antigo Palestra Itália. Mas você lembra como os grandes de São Paulo inauguraram suas casas?

LEIA MAIS
Quem você quer ver marcando o primeiro gol do Allianz Parque?

O Torcedores.com mostra agora como os principais estádios paulistas foram “batizados” em seus primeiros eventos com as equipes. No caso do Palmeiras, que comprou o terreno do antigo Palestra Itália quando o local já recebia jogos, consideramos dois outros momentos históricos que encheram de orgulho o torcedor. Primeiro, a construção das arquibancadas em concreto armado. Depois, nos anos 1960, a inauguração do Jardim Suspenso.

Essa característica, que durou quase 50 anos e era o maior charme do antigo estádio, continua existindo no Allianz Parque, mas a nova arena não possui mais o fosso que separava as arquibancadas do gramado. Mas, por mais que as imagens da televisão e fotografias do estádio possam dar a impressão que não, o campo continua na mesma posição que antes.

Estádio Palestra Itália – Palmeiras

O primeiro jogo do Palmeiras como dono do antigo Parque Antárctica aconteceu no dia 16 de maio de 1920, com uma goleada histórica por 7 a 0 contra o Mackenzie. O time já havia jogado várias outras vezes no local, mas esta foi a primeira após a assinatura do contrato de compra do local.

Parque Antárctica Palmeiras 1922
Arquibancadas de madeira do Palestra Itália em 1922 – Foto: Divulgação

O estádio ainda tinha arquibancadas de madeira, então o clube, com o passar dos anos, resolveu reformar e construir arquibancada de concreto armado, o primeiro da capital paulista a fazer isso.

O primeiro jogo do chamado “Stadium Palestra Itália” também entrou para a história do Palmeiras. O Verdão venceu o Bangu por 6 a 0 no dia 13 de agosto de 1933.

Parque Antárctica Palmeiras arquibancadas
Primeira arquibancada em concreto do Palestra Itália, nos anos 1930 – Foto: Divulgação

O Jardim Suspenso foi parte de uma reforma ainda mais profunda, que contou também com a reconstrução das arquibancadas. O campo foi elevado para que os vestiários ficassem abaixo do gramado. A estreia foi contra a Associação Esportiva Guaratinguetá, no dia 7 de setembro de 1964, feriado nacional. Vitória do Palmeiras por 2 a 0. O retrospecto de estreias, como podemos ver, é muito bom. Será que o Palmeiras dará sequência no Allianz Parque?

Estádio do Morumbi – São Paulo

Maior estádio da capital paulista, o Morumbi tem o nome do presidente são-paulino que deu início ao projeto de sua construção, Cícero Pompeu de Toledo, que morreu antes de ver o projeto concluído. Apesar de todas as dificuldades, o São Paulo conseguiu inaugurar o Morumbi quando apenas uma parte das arquibancadas estava concluída. Faltavam os setores superiores e intermediários em praticamente metade do local, como você pode ver nas imagens do vídeo abaixo.

O primeiro jogo do Morumbi foi o duelo entre São Paulo e Sporting Lisboa, com vitória tricolor por 1 a 0, no dia 2 de outubro de 1960. A estreia com todas as arquibancadas concluídas aconteceu apenas dez anos mais tarde, no dia 25 de janeiro de 1970, com presença do então presidente-ditador Emílio Garrastazu Médici, diante do Porto, com empate em 1 a 1.

Estádio do Parque São Jorge – Corinthians

O antigo estádio do Corinthians, chamado oficialmente de Estádio Alfredo Schürig, foi inaugurado no dia 22 de julho de 1928, com a partida entre Corinthians e América-RJ. O jogo terminou empatado em 2 a 2.

Arena Corinthians

O estádio mais novo da capital paulista (até a inauguração do Allianz Parque) foi palco da Copa do Mundo de 2014 e teve que ter sua obra finalizada a tempo do evento. Ganhou arquibancadas provisórias para ter a capacidade mínima de 65 mil pessoas exigida pela Fifa para receber a abertura da Copa.

Corinthians v Figueirense - Brasileirao Series A 2014

O primeiro jogo oficial, que serviu também como evento-teste da entidade para o Mundial, foi o duelo entre Corinthians e Figueirense, no dia 18 de maio de 2014. Para desespero da torcida corintiana, que realizava o sonho de ver o time jogar em seu próprio estádio de grande porte após anos sendo alvo da gozação rival, a inauguração acabou com vitória do Figueirense por 1 a 0.

Estádio Urbano Caldeira – Vila Belmiro – Santos

Inauguracao da Vila Belmiro
Vila Belmiro e seus lances de madeira – Foto: Acervo Décio Brier

Ainda com arquibancadas de madeira, o estádio santista foi inaugurado no dia 22 de outubro de 1916, com uma partida válida pelo Campeonato Paulista entre Santos e Ypiranga. O Peixe venceu por 2 a 1, com gols de Millon e Jarbas.

Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu – Municipal

pacaembu
Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

O Pacaembu era conhecido como o “Estádio Municipal” quando foi inaugurado, em 27 de abril de 1940. A festa pela entrega do novo estádio à população, no dia anterior, contou a presença do presidente-ditador Getúlio Vargas. O primeiro jogo foi entre Palmeiras e Coritiba, e terminou com vitória palmeirense por 6 a 2. Mas o primeiro gol do estádio foi marcado por um atleta do time paranaense, Zequinha.

A inauguração do Pacaembu foi com rodada dupla. Por isso, logo na sequência, Corinthians e Atlético-MG entraram em campo. O Timão também honrou o futebol paulista na abertura de seu principal estádio e venceu por 4 a 2.

 

 



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.