Saiba quanto cada torcedor precisa pagar para acabar com a dívida do seu time

Os clubes do futebol brasileiro estão cada vez mais endividados, conforme indicam os estudos nesta área, contudo, agora é possível saber quanto cada torcedor precisa pagar para acabar com as dívidas do seu time.

LEIA MAIS:
Veja os ranking dos clubes que maus aumentaram sua dívidas em 2014
Decisão judicial pode fazer Globo pagar as dívidas do seu clube

Segundo pesquisa feita pela Pluri Consultoria somando as dívidas de cada instituição e dividindo o valor pelo número de torcedores, é possível saber quanto cada um deveria contribuir para acabar com esse problema.

20141031pluri

A questão agora é saber por quais motivos os torcedores brasileiros não arcam com esse ônus. Em primeiro lugar, a irresponsabilidade dos dirigentes afasta o torcedor que não se sente identificado com aquela dívida. Concomitantemente, há a cultura de que time de futebol foi feito para torcer, e não para financiar.

No Brasil, tem-se o hábito de que pagar o ingresso e ir ao estádio já é, por si só, condição suficiente para colaborar com o time de coração. Essa análise está longe de ser equivocada, mas os planos de sócio-torcedor estão aí para mostrar que, por outro lado, os clubes precisam de uma renda fixa para não ficaram à mercê da TV e dos empresários.

Infelizmente, hoje ainda não se conseguiu difundir esse costume. Apenas o Internacional consegue auferir do seu programa de sócio-torcedor um valor superior ao que recebe das cotas da Televisão.

Foto: Getty Images