Saiba quem são os brasileiros que podem tirar José Aldo da solidão no UFC

Divulgação

O Brasil vive situação inusitada no UFC. Depois de se firmar como nação dominante da organização com quatro donos de cinturão em 2012, hoje apenas José Aldo permanece no topo da sua categoria. Anderson Silva, Junior Cigano e Renan Barão foram derrotados e hoje buscam a recuperação no UFC.

A situação não é das mais fáceis. De acordo com o ranking peso por peso do UFC, o Brasil tem quatro lutadores entre os 15 melhores e apenas um, o 12º colocado Vitor Belfort, está em vias de lutar pelo cinturão do peso médio.

LEIA MAIS
Dana White oficializa Belfort x Weidman para 28 de fevereiro, no UFC 184
Ronda Rousey aparece de topless em campanha publicitária
Anderson Silva e Maurício Shogun serão os técnicos do TUF Brasil 4

Aldo está na segunda posição, atrás apenas de Jon Jones, o que mostra o domínio do manauara no peso pena, já que derrotou Chad Mendes recentemente e manteve o cinturão.

Anderson Silva é o sétimo colocado, mas voltará a lutar em janeiro após mais de um ano da grave lesão que sofreu na segunda derrota para Chris Weidman e terá que percorrer um caminho longo até voltar à disputa pelo título. Já Renan Barão é o 11º colocado no geral e segundo entre os galos, mas parece distante de voltar à disputa do cinturão que já foi seu após passar mal e não lutar a revanche contra TJ Dillashaw há dois meses.

Com tudo isso, quem está mais perto de obter um cinturão é Fabricio Werdun, porém de forma interina. Cain Velásquez, dono do título dos peso pesados, está machucado e o brasileiro lutará contra Mark Hunt no dia 15 de novembro, no México.

Quem terá a chance de desbancar o campeão de forma definitiva será Belfort, que teve a luta contra Chris Weidman confirmada para o dia 28 de fevereiro, em Los Angeles, e é hoje a grande esperança de fazer companhia a Aldo.



Editor senior do Torcedores.com, o jornalista formou-se na Universidade Metodista em 2009 e passou pelas redações do Diário do Grande ABC, Agora SP, UOL e Fox Sports, onde fez a cobertura da Copa do Mundo de 2014. Está no Torcedores desde outubro de 2014.