Taison concorre ao gol mais bonito da Uefa; assista

Foi no ano de 1988 que o futebol mundial presenciou um dos mais belos gols da história. E tal feito não poderia ocorrer com qualquer jogador, time, campeonato. Não. Foi pela brilhante Holanda, na importantíssima Eurocopa, que um tal camisa 9 fez um gol antológico.

A bola, vinda do lado esquerdo, sobrevoa por 3 segundos e cai no pé, simplesmente do gênio imortal Marco Van Basten. O holandês, sem pulo, pegou de primeira, na veia e marcou um golaço na final, escrevendo seu nome na história, mais uma vez. A Holanda vencia a URSS e se tornava a melhor da Europa.

Lances de Van Basten em 1988, de Maradona contra a Inglaterra em 1986 ou ainda, o gol que Pelé não fez em 1970 são três lances inesquecíveis e históricos do esporte mais emocionante de todos. É comum vermos gols ou jogadas que ocorrem atualmente serem comparados com esses momentos do passado.

E foi em 2012 que vimos um brasileiro marcar um gol espetacular, tão bonito quanto o de Van Basten. Taison, quando atuava pelo Metalist, da Ucrânia, acertou um chute extraordinário, acertando o ângulo. Lance tão bonito plasticamente que mereceu ser comparado ao gol do século. O mundo parava para ver o tento e aplaudir o futebol. Era um gol magistral de um jogador vindo do país do futebol.

E nessa semana, a Uefa abriu votação para escolher o gol mais bonito de todos os tempos da Europa. Nomes como Zidane, Van Basten, Cristiano Ronaldo, Robben, Messi e Henry estão entre os jogadores que disputam esse feito. E claro, Taison também está na eleição. Com certeza, o ex-colorado tem condições de entrar para a história do futebol europeu tendo feito o gol mais bonito de todos.

Resta a nós, votar e torcer pelo atacante. Seria importante para o futebol brasileiro. E principalmente, para os gaúchos, que teriam um motivo a mais para crer que o Rio Grande do Sul é melhor em tudo.

Confira como foi o gol de Taison:

Acesse o site da Uefa e vote em Taison.

Crédito da foto: Getty Images