No dia do Enem, veja como o futebol pode ajudar você a aprender História

Para muitas pessoas, estudar pode não ser tão legal quanto jogar futebol, contudo, os dois temas têm bastante relação e podem acabar se complementando. Pelo futebol, é possível aprender assuntos de História que antigamente pareciam bastante complicados.

LEIA MAIS:
Veja a importância do Corinthians para a história do futebol
Futebol e história: “Seremos Palmeiras e nascemos para ser campeões

Vasco da Gama

Vasco da Gama é um clube esportivo do Rio de Janeiro fundado em 1898 pela colônia portuguesa presente naquela cidade. O nome deriva de um importante conquistador lusitano que chegou às Índias em 1498, 400 anos antes da fundação do time carioca. O fato de o Vasco ter esse nome, inclusive, se deve à comemoração desse feito.

No entanto, as informações não param por aí, já que a existência de uma forte colônia portuguesa na Cidade Maravilhosa está atrelada a imigração lusa que ocorreu em grande número a partir de 1808 com a Transferência da Corte Portuguesa para o Rio de Janeiro. Ao longo do século XIX, portugueses não param de chegar como trabalhadores livres para substituir a mão de obra escrava, diferente de São Paulo, onde a imigração italiana foi mais forte.

Palmeiras

O Palmeiras antigamente se chamava Palestra Itália, em alusão a colônia italiana que participou do seu processo de fundação. O fato de São Paulo ter recebido um grande contingente de trabalhadores do País da Bota se deve ao estimulo dos cafeicultores paulistas.

Ao contrário do Rio de Janeiro, onde a mão de obra escrava foi bastante utilizada até o período que antecedeu a abolição da escravatura em 13 de maio de 1888, em São Paulo os escravos já deixaram de ser utilizados muito antes e foram substituídos, a grosso modo, pelos italianos.

América Latina

Mas não é só no Brasil que a história pode ser aprendida pelo futebol, nos países da América Latina isso também é possível. Este ano, o Bolívar, time da Bolívia, chegou a semifinal da Libertadores pela primeira vez em sua história.

O nome que dá origem a esse clube faz referência a Simon Bolívar, um dos principais responsáveis pela independência da América Espanhola no século XIX, e que deu origem aos muitos países que existem hoje, como Equador, Chile, Argentina, Uruguai.

O Brasil, que também foi colônia, mas de Portugal, quando se libertou não se dividiu em muitos países, como ocorreu no restante da América Latina. Isso está ligado a Transferência da Corte para cá o que, conforme dito acima, provocou uma grande imigração de portugueses para o Rio de Janeiro, cujos descendentes ajudaram na fundação do Vasco da Gama.