Home Futebol Conheça as regras não escritas do futebol de rua, mas que todo peladeiro sabe

Conheça as regras não escritas do futebol de rua, mas que todo peladeiro sabe

Jogar futebol na rua não é a bagunça que parece. A prática tem suas regras e elas devem ser seguidas à risca. Mas diferente das normas do futebol ‘formal’, não existe uma Fifa e não há um regulamento escrito.

Lucas Tieppo
Editor senior do Torcedores.com, o jornalista formou-se na Universidade Metodista em 2009 e passou pelas redações do Diário do Grande ABC, Agora SP, UOL e Fox Sports, onde fez a cobertura da Copa do Mundo de 2014. Está no Torcedores desde outubro de 2014.

FR45 SÃO PAULO - 09-10-2010 - JT GERAL - ESPECIAL-CRIANÇAS-RUA. Fotos de crianças que ainda brincam na rua. FOTO FELIPE RAU/AE

LEIA MAIS
7 ameaças que você já ouviu ao jogar futebol e ignorou
8 coisas que a sua mulher mais odeia sobre seu futebol semanal
8 dramas que só quem jogou bola na rua já viveu
7 dramas que você viveu para jogar futebol na escola e não se lembrava

PUBLICIDADE

Mas todo peladeiro conhece as regras que ditam o futebol na rua. E elas estão listadas abaixo.

Confira:

1 – Pediu falta, parô!

É simples, o jogador pediu falta, o jogo tem que parar. Mas e se ele simular? Não interessa, o time que se sentir prejudicado pode usar a mesma arma (mas todos sabemos que o peladeiro não admite o cai cai).

PUBLICIDADE

2 – Futebol de rua não tem lateral

Como não há linhas demarcadas nas ruas, o mais fácil é não determinar a linha lateral. Assim, se ela bater no muro ou portão, segue o jogo…

3 – Pênalti e gol, é gol. Óbvio!

No futebol tradicional os árbitros devem marcar a penalidade mesmo que o time marque o gol na sequência da jogada. Nas ruas, não. Quem vai escolher cobrar uma penalidade e correr o risco de não marcar?

4 – Gol tem altura infinita

Quando a pelada é disputada com os gols formados por chinelos ou pedras/tijolos, é impossível determinar qual é a altura do gol. Por isso, não há limite. A meta vai até o infinito.

5 – Depois do gol, a saída é bangu!

Essa é uma das mais tradicionais regras. A bola saiu pela linha de fundo, ela não precisa ser recolocada em ‘campo’ pelo goleiro. Nada mais legal do que sair jogando com os pés e marcar um gol no contra-ataque.

PUBLICIDADE

6 – No golzinho, goleiro não usa as mãos

Essa regra também é clássica. O goleiro (geralmente um jogador de linha temporariamente na posição) pode defender com os pés ou qualquer parte do corpo, exceto as mãos.

7 – Vira cinco, acaba 10

Quando não há próximo, o jogo pode ser mais longo. Por isso, a regra padrão é limitar a partida a dez gols e dar a opção dos dois times jogarem em cada parte do campo. Por isso, 5 vira, 10 acaba.

8 – Prensada é da defesa

Como a pelada na rua não tem juiz, fica difícil determinar de quem é a bola em jogadas mais disputadas. Por isso, melhor definir que bola prensada, é da defesa.

9 – Time sem camisa sai com a bola

Até porque, o time que tem que jogar sem camisa está em clara desvantagem. Certo?

PUBLICIDADE

10 – Saiu, acabô!

A pelada também tem aquele chorinho do caldo de cana. Quando o time de próximo vê que o tempo da partida acabou, a regra é deixar a jogada rolar até a bola sair.

11 – No pênalti, não vale dedão!

Uma das regras mais importantes da pelada. Como a marca do pênalti é bem próxima ao gol, seria injusto liberar o chute de dedão.

12 – Chutou longe, busca!

Essa é uma das regras mais ingratas do futebol de rua. Ninguém a aprova, porque todos sofrem na pele. Nada mais chato do que ter que ir buscar a bola quase no outro quarteirão porque aquele chute de Roberto Carlos não saiu como o esperado.

Crédito da foto: Reprodução

PUBLICIDADE