Água Santa e Oeste sobem para a primeira divisão do Paulistão

Divulgação

A última rodada da Série A-2 confirmou neste domingo (3) o acesso inédito do Água Santa, de Diadema, e o retorno do Oeste de Itápolis à elite do futebol paulista. O Oeste segurou um empate suado com o Independente de Limeira, em casa, por 2 a 2, e ficou com a terceira colocação. O Água Santa perdeu para o Velo Clube, em Rio Claro, mas subiu por ter saldo de gols melhor que o Mirassol, quinto colocado.

LEIA MAIS
Comercial de Ribeirão é rebaixado para a terceira divisão do Paulistão

O Novorizontino, que já tinha subido na última semana, perdeu para o Batatais, também jogando como visitante, mas aproveitou os tropeços dos outros times do G-4 e garantiu o vice-campeonato. A Ferroviária foi campeã com oito pontos de vantagem sobre o Tigre do Vale e já havia encerrado a participação na segunda divisão no sábado, com um 0 a 0 contra o Guarani.

A Série A-2 foi tão equilibrada este ano que três times ficaram na segundona com a mesma pontuação do Água Santa, que subiu. O time de Diadema fez 35 pontos, com 11 vitórias e 14 gols de saldo. Mirassol e Independente de Limeira tiveram pontuação e número de vitórias iguais, mas fizeram 7 e 4 no saldo de gols, respectivamente. O São Caetano, por sua vez, conseguiu 14 gols de saldo, mas ficou com uma vitória a menos e acabou atrás de todos esses, fechando o campeonato na sétima colocação.

A elite do Paulistão terá dois estreantes em 2016. Água Santa e Novorizontino subiram juntos da Série A-3 para a A-2 em 2014 e voltam a conquistar um acesso no mesmo ano. O time de Diadema, porém, é um fenômeno ainda maior no futebol profissional. O Netuno conquistou três acessos nos três primeiros anos, um feito histórico e inédito no futebol paulista. O Tigre demorou quatro anos para percorrer o mesmo caminho, também um feito impressionante.

Ferroviária e Oeste retornam à Série A-1, mas com uma diferença fundamental. Enquanto o time de Itápolis caiu no ano passado e conseguiu um rápido retorno, a equipe de Araraquara ficou 19 anos longe da elite, tempo no qual esteve ameaçada de extinção. A Ferrinha garantiu vaga na Copa do Brasil como campeã da Série A-2. O Oeste começa na próxima semana a disputa da Série B do Brasileirão.



Editor do Torcedores.com, está no site desde julho de 2014. Repórter e apresentador da TV Torcedores. Formado pela Universidade Metodista de São Paulo, já passou por UOL, Editora Abril e Rede Record. Participou da cobertura da Copa do Mundo de 2014, de dois Pans, dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e do Rio 2016.