Seleção de taekwondo disputará Campeonato Mundial na Rússia

Carla Sofia Flores / Assessoria de Imprensa da CBTKD

A seleção brasileira de Taekwondo está de malas prontas para representar o país no Campeonato Mundial, a ser realizado na Traktor Arena (Rússia), entre os dias 12 e 18 de maio. Uma equipe de 16 atletas (oito masculino e oito feminino), mais comissão técnica, embarcam de Guarulhos/SP para a cidade de Chelyabinsk, na tarde desta segunda-feira (11).

LEIA MAIS
Badminton cria mascote para ampliar divulgação no Brasil e nome será escolhido em votação

“O Mundial é um evento diferente no aspecto emocional”, destaca Fernando Madureira, técnico da Seleção Brasileira de Taekwondo (CBTKD). “Mas estamos com uma nova geração que já competiu internacionalmente e acredito muito no potencial de todos eles”, disse em entrevista à entidade.

Henrique Precioso, da categoria 74 kg, revela estar em sua melhor fase. “Tenho consciência do alto nível da competição, porém me preparei muito e tenho certeza que toda a equipe brasileira irá fazer bonito na Rússia”, ressalta o “Capitão” da Seleção.

Maior competição da modalidade em 2015, o Campeonato Mundial da Rússia vale 120 pontos no Ranking Mundial e Olímpico, um dos critérios de classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Para viabilizar a participação brasileira, tanto a organização quanto as despesas ficaram sob a responsabilidade da CBTKD, através da Lei Agnelo Piva.

A Lei Nº 10264, sancionada em 16 de julho de 2001, conhecida como Lei Agnelo Piva prevê que 2% da arrecadação bruta das loterias federais em operação no país, descontadas as premiações, sejam destinadas em favor do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na seguinte proporção: 85% para o COB e os 15% restantes para o CPB, entre outros.

Considerando o contínuo investimento do povo brasileiro nos diversos tipos de loterias promovidos pela Caixa Econômica Federal (CEF), é de se esperar que os recursos assegurados pela Lei Agnelo/Piva se tornem uma fonte constante de verbas para o esporte brasileiro.

Confira as equipes de Taekwondo a caminho da Rússia

Masculino
-54Kg  – Venilton Torres Teixeira
-58Kg  – Leoanardo Moraes
-63Kg  – Davilani Cruz
-68Kg  – Gustavo Almeida
-74Kg  – Henrique Precioso
-80Kg  – André Bilia
-87Kg  – John Lee
+87Kg  – Guilherme Felix

Feminino
-46Kg  – Iris Tang Sing
-49Kg  – Talisca Reis
-53Kg  – Alessandra Trevisan
-57Kg  – Josiane Lima
-62Kg  – Julia Vasconcelos
-67Kg  – Paloma Lima
-73Kg  – Raphaela Galacho
+73Kg  – Helorraine Paiva

Comissão Técnica
Carmen Pigozzi
Fernando Madureira
Alberto Junior Maciel
Cesar Valentim Rodrigues

Crédito da foto: Carla Sofia Flores / Assessoria de Imprensa da CBTKD



Edilene Mendonça é jornalista diplomada pela UNISA (Universidade de Santo Amaro). Sua trajetória profissional inclui atuações em produtora de vídeo, tevê, campanha política, assessoria de imprensa, site infantil e esporte. Pós-graduada em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU).