Guia da Copa do Mundo Feminina 2015: o grupo F em ascensão

França/ FIFA.com

A Copa do Mundo Feminina 2015 começa neste sábado, 6 de Junho, no Canadá. Ao longo dos quase 30 dias de competição, 24 seleções irão em busca do título mundial, e você confere aqui no Torcedores.com uma análise dos grupos que disputarão o torneio. No grupo F, duas seleções europeias e duas latinas estarão em busca de duas vagas para as quartas de final. Confira a análise do Torcedores.com.

LEIA MAIS

GRUPO F: FRANÇA, INGLATERRA, COLÔMBIA E MÉXICO

FRANÇA

França/ FIFA.com
França/ FIFA.com

Quarto lugar na Copa da Alemanha em 2011, a equipe francesa chega para 2015 como uma das candidatas ao título, e não deverá ter muito trabalho na fase de grupos. Comandada por Philippe Bergeroo, a terceira colocada no ranking da FIFA terá pela frente uma equipe que vai participar pela segunda vez em Copas, a Colômbia.

A maior dificuldade para a França deve ser a Inglaterra, que também possui uma liga estável, de onde veem a maioria de suas atletas. As esperanças francesas estão nos pés de Louisa Necib, do PSG, e na atacante Le Sommer, do Lyon, as duas principais equipes do país, que formam a base da seleção (9 atletas do Lyon e 7 do PSG).

Com uma equipe bastante técnica, tem potencial para chegar mais uma vez às semis.

Participações na Copa: Três

Principal atleta: Louisa Necib

INGLATERRA

Inglaterra/ FIFA.com
Inglaterra/ FIFA.com

The Lionesses, como são conhecidas as atletas inglesas, irão ter muito trabalho nesta edição da Copa do Mundo. Sempre esbarrando nas quartas de final (1995, 2007 e 2011), a Seleção Inglesa quer ao menos chegar entre as quatro potências mundiais.

Para ajudar na Copa do Mundo, a Seleção terá de contar com Jill Scott, Toni Duggan e Liane Sanderson, principais atletas do país. Com uma base formada por atletas do Arsenal, Manchester City e do Chelsea, o treinador Mark Sampson terá pela frente Colômbia e México, para então brigar com a França pela liderança do grupo.

Jogando com duas linhas com quatro, num típico esquema 4-4-2 inglês, as inglesas irão para o Canadá para provar que já são potência mundial no esporte.

Participações na Copa: Três

Principal atleta: Liana Sanderson

COLÔMBIA

Colômbia/ FIFA.com
Colômbia/ FIFA.com

As colombianas chegam para a Copa do Mundo com moral, após terem eliminado a Argentina na Copa América 2014. Em 2011, a equipe sul americana não passou da primeira fase, e em 2015, com um grupo com seleções como França e Inglaterra, qualquer ponto é fundamental, mesmo porque os melhores terceiros avançam.

Comandada por Fabian Taborda, o selecionado colombiano tem a maioria de suas atletas atuando no país  (Formas Íntimas e Generaciones Palmiranas), e tem como características a velocidade do jogo sul-americano. Sua estreia será contra o México no dia 9 de Junho, em Moncton.

Participações na Copa:Uma (2011)

Principal Atleta: Catalina Usme

MÉXICO

México/ FIFA.com
México/ FIFA.com

Marcando presença na Copa do Mundo em mais uma edição, as mexicanas irão utilizar o tradicionaluniforme verde na Copa do Mundo de Futebol Feminino, diferentemente da seleção masculina que jogará a Copa América e a Copa Ouro da Concacaf. Dentro de campo, as mexicanas poderão contar com seu poderio defensivo para surpreender no grupo.

Antes da Copa, a goleada sofrida para os EUA em amistoso não abalou as mexicanas, que tentam passar para a primeira fase, um feito inédito em sua história. Comandadas por Leonardo Cuellar, as mexicanas bateram Trinidad e Tobago na decisão de terceiro lugar do pré-copa da CONCACAF, para irem para a Copa do Canadá.

O principal destaque da seleção é seu sistema defensivo, com a goleira Cecília Santiago como seu maior expoente.

Participações na Copa: Duas (1999, 2011)

Principal Atleta: Cecília Santiago

 



Estudante de Jornalismo na UFPE, fã de esportes, apaixonado por futebol mas também rugby e futebol americano.