Esportes Olímpicos

Jogos Pan-Americanos de Inverno? Sim, já aconteceu. E foi um fracasso

Publicado às

Jornalista de 29 anos, com passagens em diversos sites como UOL Esporte, Trivela, Fanáticos por Futebol, Doentes por Futebol e revistas como IstoÉ 2016. Atualmente, é comentarista na Rádio Trianon 740AM SP.

Edição teve diversos problemas, desde falta de neve até falta de suporte da organização

A ODEPA (Organização Desportiva Pan-Americana) já tinha essa ideia há muito tempo, de realizar uma edição de Inverno dos Jogos Pan-Americanos.

LEIA MAIS:
Acompanhe as informações sobre os Esportes Olímpicos

A ideia apareceu ainda na década de 40, após a escolha de Buenos Aires, como primeira sede dos Jogos Pan-Americanos. A sede do evento seria a cidade de Lake Placid, nos Estados Unidos, cidade que já tinha experiência olímpica, pois recebeu os Jogos Olímpicos de Inverno no ano de 1932.

Só que a ODEPA desistiu da ideia após diversos problemas, políticos e financeiros dos países sul-americanos. Com isso, a ideia só voltou a tona em 1987.

Na oportunidade, o Pan era realizado em Indianapoilis e chegou a ser realizada uma eleição para selecionar a cidade que receberia o Pan de Inverno. A cidade argentina de Las Leñas recebeu esta honra e seria sede da edição de 1989.

Só que a cidade argentina, que fica na província de Córdoba, onde se localiza o Monte Aconcágua, sofria com a falta de neve. Isto fez com que a edição, antes marcada em 1989 fosse realizada um ano depois, em 1990.

Ainda assim, o evento teve problemas. A falta de neve se mantinha, e diversas provas do programa olimpico não aconteceram.

O único esporte que foi praticado no Pan de Inverno foi o Esqui, em suas três modalidades: Slalom, Slalom Gigante e SuperG. A delegação brasileira participou com três atletas, mas teve alguns fatos interessantes.

Um deles aconteceu com o esquiador Alberto Clark, que não competiu na prova de Super G por questões religiosas; Clark é adepto da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que tem como uma das regras, a de que o fiel não pode trabalhar aos sábados. Christian Lothar Munder e Hans Egger foram os outros dois atletas que defenderam o País.

No final, as medalhas ficaram com Canadá e Estados Unidos se revezando no pódio nas três provas.

Uma nova edição chegou a ser marcada em Santiago, no ano de 1993, só que novamente fatores climáticos fizeram com que o evento fosse remarcado e, após a desistência dos Estados Unidos, os Jogos foram, enfim, cancelados.

Crédito da Imagem: Reprodução/Twitter