Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Tudo sobre os jogos de volta das oitavas da Copa do Brasil

Após a primeira rodada do returno do Brasileirão, no último fim de semana, as equipes e os torcedores em todo o país voltam suas atenções para a Copa do Brasil, a maior competição mata-mata do futebol brasileiro. Na próxima quarta e quinta-feira (dias 26 e 27 de agosto) os confrontos serão encerrados e, enfim, saberemos os times que se classificarão para as quartas de final da competição.

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional, basquete e esportes americanos.

Crédito: Divulgação

Confira tudo o que você precisa saber para os confrontos:

Ceará x São Paulo
QUARTA 19:30 / ARENA CASTELÃO (Fortaleza, Ceará) – IDA 2×1

No primeiro jogo do confronto, realizado no Morumbi, o time cearense foi desacreditado para obter um bom resultado em São Paulo. O último colocado da Série B foi a São Paulo com mais de sete desfalques e o pensamento era “não perder de muitos gols” para manter o confronto vivo quando fosse jogar em casa. E a equipe paulista era tida como ampla favorita para vencer com folga a equipe cearense, jogando em casa e com time titular. Mas o clima frio no Morumbi (tanto no clima quanto na pouquíssima presença do torcedor) parece ter refletido no time, que foi amplamente pressionado e desperdiçou muitas chances.

Com uma falha na defesa adversária e no pênalti do início da 2ª etapa, o Ceará venceu o São Paulo por 2×1. No jogo desta quarta-feira (26), os desfalques seguem, mas a torcida estará presente, pois mais de 30 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. Nem a torcida acreditava, mas agora que as condições são favoráveis, o time vai entrar de vez na Copa do Brasil.

Paysandu x Fluminense
QUARTA 19:30 / ESTÁDIO MANGUEIRÃO (Belém, Pará) – IDA 1×2

No jogo de ida, no Maracanã, ambos os times estavam com a escalação titular e estavam procurando bons resultados.  Na proposta inicial do jogo, o Fluminense tinha que enfrentar a boa marcação da equipe do Pará, que estava disposta a empatar e não levar gols. Entretanto, com o decorrer da partida, a equipe carioca estava lenta, errando demais, e o time do Paysandu começou a acreditar na vitória.

Mas isso fez com que o time paraense deixasse o campo mais livre para os ataques do Fluminense, que marcou nos primeiros minutos do 2º tempo. Minutos depois, Pikachu marcou de falta, mas o Fluminense achou o gol da vitória no último lance. Nesta quarta-feira (26), o Paysandu terá casa cheia (esgotou os ingressos em 10 minutos) e jogará com força máxima para eliminar o time carioca. Promessa de um futebol muito ofensivo para reverter o resultado adverso, mas isso pode custar caro, pois foi com espaços abertos na zaga que o Fluminense marcou o primeiro no Maracanã. O Tricolor joga com desfalques, entre eles, Fred e Ronaldinho Gaúcho. O primeiro está machucado e o segundo será “poupado”.

Figueirense x Atlético/MG
QUARTA 19:30 / ORLANDO SCARPELLI (Florianópolis, Santa Catarina) – IDA 1×1

No Independência, jogo travado e difícil de fazer gol. O Figueirense marcou o primeiro nos últimos momentos do primeiro tempo quando o Atlético/MG era um pouco melhor. No segundo tempo, o Figueira se segurava, e aguentava a pressão da equipe mineira o jogo inteiro, até levar o gol de empate do último segundo de jogo, diminuindo o prejuízo. No jogo de volta, no Orlando Scarpelli, ambas as equipes não vão poupar jogadores, mas o Figueira vai com alguns desfalques. Marquinhos está machucado e Thiago Heleno está suspenso. Com isso, Bruno Alves e Saimon entram na escalação titular para amanhã. No Atlético/MG, Thiago Ribeiro não poderá atuar por já ter jogado pelo Santos neste torneio.

Corinthians x Santos
QUARTA 22:00 / ARENA CORINTHIANS (São Paulo, SP) – IDA 0x2

Uma “goleada tática” resultou em 2 gols e no controle total do jogo de ida na Vila Belmiro. O time do Santos não deu grandes chances durante todo o jogo para a equipe de Tite. O jogo não foi dos melhores, mas enquanto o Santos foi “regular”, o Corinthians foi “ruim”. Para o jogo de volta, o Corinthians vai usar o grito de sua torcida e a ofensividade de seu ataque para pressionar o Santos e marcar os gols necessários. Curioso o discurso dos integrantes da equipe santista no pré-jogo, afirmando que a ideia amanhã será “pressionar e marcar um gol o mais rápido possível”.

Ou seja, o Santos não vai mudar seu estilo de jogo com a pressão corintiana. É certeza de jogo aberto na parte inicial do confronto, pelo menos, e de igualdade das equipes. Um gol sairá precocemente, resta saber para qual lado. O Santos conta com força máxima, mas o Corinthians terá um desfalque importante. Jadson foi vetado por sentir dores no treinamento da véspera do jogo (25). A torcida mais uma vez estará presente. 35 mil ingressos foram vendidos antecipadamente. O recorde no estádio (em jogos do Corinthians) é de 41 mil torcedores. Será que amanhã teremos outro recorde?

Flamengo x Vasco
QUARTA 22:00 / MARACANÃ (Rio de Janeiro, RJ) – IDA 0x1

Nos primeiros 90 minutos no Maracanã, o jogo contou com muitas emoções no início e disposição de ambas as equipes, mas logo a intensidade foi diminuindo. Depois de um certo período de jogo, um time atacava, e o outro defendia, na medida do possível. Aos 13 minutos do segundo tempo, uma jogada rápida de contra-ataque definiu o jogo, com o gol de Jorge Henrique. Se a intensidade faltava, a tensão esteve presente o jogo inteiro.

Um festival de faltas e xingamentos de ambos os lados, que provocou a expulsão de Wallace, no Flamengo, aos 25 minutos da etapa final. Se na semana passada o Vasco tinha Jorginho estreando, o Flamengo também terá um técnico diferente nos 90 minutos decisivos do confronto. Oswaldo de Oliveira vai comandar o Flamengo no derby carioca desta quarta-feira (26), que terá um público melhor que no primeiro jogo, com mais de 30 mil ingressos vendidos antecipadamente. Lembrando que neste confronto não existe a regra do “gol qualificado”, pois ambos os jogos foram no Maracanã.

Cruzeiro x Palmeiras
QUARTA 22:00 / MINEIRÃO (Minas Gerais, MG) – IDA 1×2

No Allianz Parque, um jogo interessante, que mostrou uma qualidade em ambas as equipes. O Palmeiras abriu rapidamente o placar, mas sofreu gol de Leandro Damião, no empate do Cruzeiro. A preocupação tomou conta do estádio, mas o decisivo Rafael Marques tratou de acabar com o clima de preocupação e ajudou nos 2×1. No jogo desta quarta-feira (26), o favorito é o Palmeiras, pois mesmo jogando no Mineirão, o time celeste é bem inferior, vive tempos conturbados na diretoria e a torcida não está com vontade de seguir o elenco atual, principalmente com o comando de Luxemburgo, cada vez mais inseguro no cargo de técnico cruzeirense. Caso a eliminação ocorra, este pode ser seu último jogo.

Ituano x Internacional
QUINTA 20:00 / ESTÁDIO NOVELLI JÚNIOR (Itu, São Paulo) – IDA 0x2

O confronto mais tranquilo das oitavas de final? A princípio sim, pois o Internacional se mostrou imponente no Beira-Rio e fez 2×0 contra o Ituano no jogo de ida. Mas, vocês sabem, o futebol dá espaço para histórias maravilhosas e improváveis no esporte, e o Ituano tentará escrever um capítulo especial na história do esporte nesta quinta-feira (27). Nada de reservas, clima de “já perdemos” e vender mando de campo, a equipe de Itu vem com os titulares, jogando no seu campo, na sua casa, acreditando numa improvável vitória.

O Ituano não vai se preocupar em se recuar e esperar o Internacional promete ir para o ataque e ser totalmente ofensivo. Pode acabar levando o gol fatal se tiver a defesa vazada, mas a tentativa de fazer história pesa mais, pois a pressão é toda da equipe gaúcha, com um time que está sendo reconstruído ainda e não está entre as melhores do futebol brasileiro hoje. O Internacional jogou com os titulares no último domingo, enquanto que os titulares do Ituano descansaram e não jogaram na Copa Paulista pelo último fim de semana (0x0 Primavera), torneio que a equipe é líder do grupo 3. Será que teremos história em Itu? Aguardemos…

Grêmio x Coritiba
QUINTA 21:00 / ARENA GRÊMIO (Porto Alegre, Rio Grande do Sul) – IDA 2×1

No Couto Pereira, a pressão da torcida do Coritiba não foi suficiente para frear o Grêmio. Jogo travado, com as equipes não conseguindo aproveitar com tanta eficiência as chances criadas, mas a vitória acabou sendo da equipe gremista, que vai com certa tranquilidade para o jogo de volta na noite da próxima quinta-feira (27), podendo até perder por um gol de diferença para garantir a classificação. O Coritiba não está morto, está embalado com vitórias seguidas no Brasileirão, mas vai colocar time misto em Porto Alegre, priorizando o Brasileirão. Por isso, este confronto parece ser o mais encaminhado nas oitavas dessa Copa do Brasil. O maior aliado do Coritiba são as estatísticas, já que o time nunca perdeu jogando na casa gremista, com duas vitórias (BR13: 0x1 / BR14: 2×3).

Vale lembrar:

– A regra do “gol qualificado” é critério de desempate em caso de igualdade nos confrontos. (Exceto no confronto entre Vasco e Flamengo, por ambos os jogos serem em campo “neutro)

– Caso o “gol qualificado” não desempate os confrontos, a vaga será definida nos pênaltis.

– Os times classificados para as “quartas de final” entrarão no “Sorteio Final” que definirá o caminho das equipes classificadas até a final.

– O “Sorteio Final” será realizado na próxima segunda-feira (31) às 18:25, horário de Brasília, na sede da CBF no Rio de Janeiro.

Crédito da foto: Divulgação