Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Conheça a história dos times ingleses: Arsenal, o vermelho de Londres

Após o início do campeonato inglês, preparei uma série de textos para falar da história de todos os times da Premier League. Para começar, vou falar um pouco sobre a história do grande Arsenal.

Redação Torcedores
Textos publicados pela Redação do Torcedores.com.Contato: redacao@torcedores.com

LEIA MAIS:
Sinal aberto: saiba o que vai passar nos 11 dias de canal aberto da ESPN
“Podia jogar em Barça, Real, Bayern”, diz André Santos, em entrevista
Arsenal vence Newcastle com gol contra

Arsenal Football Club, é um dos times mais populares do mundo. Fundado em 1886, com Woolwich, por causa do bairro londrino onde foi fundado. Porém em 1913, o time mudou-se para o norte da capital inglesa e passou a jogar em Highbury, com nome de Arsenal.

Tem 13 títulos do campeonato inglês, 12 títulos da Copa da Inglaterra (o maior campeão da história), 2 títulos da Copa da Liga inglesa, 14 Supercopas da Inglaterra, 1 Taça das Cidades com Feiras e 1 Recopa Europeia.

Campeonato Inglês 2021/22

Confira a classificação atualizada

Viveu desde a sua fundação até a década de 1930, como uma equipe periférica e sem muito brilho; isso até a chegada do técnico Herbert Chapman em 1925, quando ele começou a mudar o status da equipe do norte de Londres para se tornar um grande. Em 1930, veio o primeiro título da equipe, a Copa da Inglaterra, vencendo o título sobre o Huddersfield Town.

Entre 1933 e 1935, o Arsenal foi tri-campeão inglês, só que no meio de 1934 o técnico da equipe Chapman, morreu, antes da conquista do tri.

Em 1936, George Allisson, assume como o novo técnico da equipe londrina, conseguindo 2 títulos da Copa da Inglaterra (1936 e 1938), nessa época o Arsenal contava com uma verdadeira constelação, tendo vários craques do futebol inglês na década.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, o Arsenal começou a virar um gigante, conquistando por duas vezes o campeonato inglês e mais um título da Copa da Inglaterra, isso tudo sob a batuta da Tom  Whitaker.

Após passar a década de 1960 sem conquistar títulos, sendo esta considerada a década perdida da história gloriosa dos Gunners. Em 1970, veio o primeiro título internacional: a Taça das Cidades com Feiras (um título muito importante na época). Na temporada seguinte o Arsenal vence mais uma vez a Copa da Inglaterra. A conquista veio sobre o Manchester United, o time de Manchester, vencia o jogo por 2X0 até os 40 minutos da etapa final, quando, nos cinco derradeiros minutos o time londrino empatou a partida e o jogo foi para a prorrogação e logo no início do tempo extra o time londrino fez o gol e garantiu mais um caneco para sua coleção; esta final épica, é conhecida como “a final dos cinco minutos”.

Com o passar dos anos, os Gunners, foram enchendo ainda mais sua sala de troféus, com campeonatos ingleses e Copas da Inglaterra, porém em 1993, o Arsenal teve um ano memorável; vencendo a Copa da Inglaterra, a Copa da Liga Inglesa e Recopa Europeia. Aqui cabe um adendo, o Arsenal foi o primeiro time a ganhar a Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa na mesma temporada.

Se nacionalmente, os Gunners são gigantes, internacionalmente a história muda; o time londrino venceu apenas a Recopa europeia e a Taça das Cidades com Feiras. E foi derrotado em outras três finais de competições europeias, perdeu a Recopa Europeia para o Valencia, em 1980; em 2000, perdeu a Copa da UEFA (atual Liga Europa), para o Galatsaray; Em 2006 perdeu a Champions League para o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.

Depois de conquistar mais alguns títulos no passar do tempo. Veio o  ínicio do século XXI,  e o Arsenal, liderado por Arsene Wenger, conquistou feitos praticamente impossíveis. Em 2002, o time conquistou os três títulos mais importantes da Inglaterra (Campeonato inglês, Copa da Inglaterra e Copa da Liga Inglesa), repetindo o feito de 1998.

Na temporada 2003/2004, o Arsenal alcançou um feito histórico; venceu o Campeonato inglês de forma invicta, e mais de 350 mil torcedores , foram às ruas de Londres para comemorar, repercutindo na imprensa mundial.

Depois dessas glórias, os Gunners, enfrentaram 9 anos sem títulos; porém esse jejum foi quebrado, em 2014, com a conquista da Copa da Inglaterra, sobre o modesto Hull City.

Mas se engana quem pensa que o maior rival do Arsenal é o Chelsea. Na realidade, historicamente o arquirrival dos Gunners é o Tottenham, já que são do mesmo bairro e tem estádios próximos. O primeiro confronto entre as equipes foi em 1887.

Em 2007, o Arsenal parou de jogar em Highbury e mudou-se para o moderníssimo Emirates Stadium, que além de moderno e confortável é um dos maiores estádios da Inglaterra.

Em sua gloriosa história, já passaram pelo gigante inglês, muitos craques do futebol mundial, como: Graham Rix, Joe Hulme, David Seaman, Sol Campbell, Davor Suker, David O’Leary, Patrick Vieira, Dennis Bergkamp, Frederik Ljungberg, entre outros grandes jogadores. Porém o maior ídolo da história do Arsenal é o francês Thierry Henry, que venceu duas vezes o Campeonato inglês, três vezes a Copa da Inglaterra e duas vezes a Supercopa da Inglaterra; além de ter levado a equipe para a final da Champions League na temporada 2005/2006, como se não bastasse tudo isso, o francês ainda é o maior artilheiro da história dos Gunners, foram 376 jogos e 229 gols, levando os torcedores à loucura.

Essa é a história do grande Arsenal, não percam amanhã a história do tradicional Aston Villa.

 

Crédito da foto: Divulgação/site