Quem seria o “sexto grande” do futebol argentino?

Boca Juniors, River Plate, Independiente, Racing e San Lorenzo são os cinco maiores clubes da Argentina.

Futebol Latino
Notícias, jogos, classificação e muito mais sobre tudo o que envolve o futebol latino-americano.

Crédito: Crédito da foto: Arte Futebol Latino

LEIA MAIS

Paraguai começa a treinar visando “amistoso único” contra o Chile
Depois do “caso Fred”, Conmebol aumentará rigidez no antidoping

Mas e o Estudiantes, o Velez, o Newell’s Old Boys, o Rosario Central e o Huracán? Times tradicionais e que têm seu peso no país, mas brigam apenas para serem “a sexta força” do futebol argentino. A partir disso, o Futebol Latino decidiu contar um pouco mais para o apaixonado pelo esporte sobre os candidatos a ser este “sexto grande”.

Leia mais: Com apenas um treinamento, Baldivieso fala em “dignidade” diante da Argentina

O Huracán é um time pouco conhecido aqui no Brasil, já que teve seu auge no início do século XX quando ganhou quatro títulos argentinos ainda na era amadora do futebol local. Na era profissional, o time foi campeão nacional apenas uma vez, em 1973, e ganhou a Copa da Argentina em 2014 quando jogava a segunda divisão nacional.

Por títulos realmente seria difícil colocar o Huracán como o sexto maior time da Argentina, mas o fato de ser o maior rival do San Lorenzo faz com que o time entre forte na discussão.

Já o Rosário Central e o Newell’s Old Boys são times com mais fama aqui no Brasil, ambos possuem mais títulos que o Huracán, além de protagonizarem um dos maiores clássicos do país.

O Rosario é tetracampeão argentino e campeão da extinta Copa Conmebol, mas seus cinco títulos da copa argentina foram conquistados entre os anos de 1913 e 1920 (era amadora). Enquanto isso, o Newell’s tem seis títulos nacionais (todos já na era profissional), mas o fato de não ter nenhum título internacional faz o time sair atrás na briga com os demais.

O Vélez Sarsfield é um dos times argentinos mais famosos no Brasil. O decacampeão argentino costuma aparecer com certa frequência na lista de candidatos ao título da Libertadores, mas só ganhou o título de verdade em 1994, ano em que também venceu o Mundial de Clubes em cima do Milan de Baresi, Maldini, Di Canio, Gullit e Van Basten. Sem dúvida nenhuma é um dos times mais tradicionais da Argentina, mas o fato de não ter um rival a altura atrapalha o time a se tornar um gigante.

O Estudiantes de La Plata talvez seja o mais famoso dos citados aqui, principalmente depois de vencer a Libertadores 2009 em cima do Cruzeiro e ir disputar o Mundial de clubes contra o poderoso Barcelona. O time é tetracampeão da Taça Libertadores, tem mais títulos da competição continental do que os gigantes River, Racing e San Lorenzo, além de ser hexa campeão argentino, bi da Copa Argentina e ainda foi campeão mundial em 1968 contra o Manchester United.

De todos os clubes citados aqui o Estudiantes é o com mais títulos, mas o que pode fazer a diferença na hora de ser considerado um gigante é o baixo número de títulos nacionais se comparado com os cinco grandes e o grande número de rebaixamentos na sua história (o time já foi campeão da segundona argentina três vezes).

E pra você, amante do futebol latino, qual seria o sexto maior clube do futebol? Deixe sua opinião nos comentários!

Crédito da foto: Arte Futebol Latino

Confira essa e outras notícias em: www.futebolatino.com.br