As pessoas estão saturadas dos grandes craques, diz Celso Unzelte sobre proposta do ‘Tresloucados’

Desde o início de outubro, o Youtube ganhou um novo canal para acompanhar conteúdo esportivo: o “Tresloucados“, que conta com o trio considerado o mais louco e fanático por futebol que existe no país: Marcelo Duarte, Celso Unzelte e Paulo Vinícius Coelho. Em um formato idêntico ao que eles faziam no Loucos por Futebol (exibido por 12 anos na ESPN Brasil), eles tinham deixado vários fãs órfãos de conteúdo cultural sobre a modalidade. Nesta semana, o Torcedores.com acompanhou um dia de gravação do novo projeto dos jornalistas, realizado em parceria deles com a Rede Pulp e a MSLGROUP Espalhe.

Márcio Donizete
Jornalista desde 2012, com passagens pelos jornais ABCD Maior e Diário do Grande ABC, além do canal NET Cidade. Foi repórter colaborador, líder de colaboradores e hoje é editor no Torcedores.com.

Crédito: Crédito da foto: Márcio Donizete/Torcedores.com

LEIA MAIS
Trio do ‘Loucos por Futebol’ estreia ‘Tresloucados’ no Youtube; veja o episódio 1
Lembra do ‘Loucos por Futebol’? Ele vai voltar, e com o mesmo trio: o ‘Tresloucados’; entenda

“São pessoas que querem ser tratadas de maneira diferente. Às vezes elas nos agradecem de não ficarmos naquela mesmice. Em tempos de globalização, a gente canta o hino do Jacareí, e o cara lá em Jacareí se sente como se você tivesse falando com ele. E essa relação é muito próxima que a gente teve por trazer esse lado B do futebol”, ressalta Unzelte, que também afirma que o futebol precisa ser abordado pelas suas origens, pelo lado B, onde existem várias histórias que merecem destaque.

“As pessoas estão muito saturadas do principal, das grandes transmissões, dos grandes campeonatos e grandes craques. O futebol tem uma ligação muito afetiva, aquela coisa do clube, do bairro, do craque que um dia começou em tal time e que seu avô viu jogar. A gente chega mais fácil no coração dessas pessoas por esse caminho”, complementa, reforçando essa aproximação do programa com o público.

Paulo Vinícius Coelho, o PVC, conta que o Loucos já fidelizou um público específico que consome esse tipo de conteúdo. “A gente sabe que o Loucos teve uma trajetória muito longa, de 12 anos. A gente formou um público fiel. Você pode discutir o tamanho desse público, mas é um público muito fiel, e a questão era ter oportunidade de continuar fazendo (o programa)”, explica o comentarista do FOX Sports.

Celso Unzelte revelou que era um desejo pessoal retornar com esse projeto em forma de retribuição ao carinho dos torcedores têm com a equipe. “Eu sentia muito, principalmente vindo do lado das pessoas, que realmente valia a pena a gente tentar agradar no sentido de que elas se sentiam prestigiadas. O futebol tem muito essa coisa de ser popularesca”, diz.

Parte desse sucesso do trio de malucos por futebol vem justamente pelo entrosamento que eles possuem para fazer o programa. Questionado pela reportagem em forma de brincadeira, os três foram comparados com o trio de ataque do Barcelona, formado por Messi, Neymar e Suárez, o que arrancou risadas de Unzelte e PVC. “Essa sintonia vem de várias coisas. A gente já se conhece de antes de fazer televisão. Todos passaram pela Placar, trabalhamos juntos em algum momento e a gente sabe a hora que o outro vai entrar para falar, qual a seara que o outro gosta de falar, então isso ajuda muito”, revela o editor da Revista Placar.

“E contribui nessa coisa de a gente trazer as coisas de casa, fazer as coisas de cór, do coração. A gente mexe com coisas que gosta, assuntos que gosta, e, enfim, essa sintonia vem naturalmente. Hoje vem naturalmente porque estamos muito tempo trabalhando juntos. É muito gostoso (fazer esse programa)”, emenda Unzelte.

“Temos as outras atividades, o PVC saiu correndo daqui [no momento ele estava indo para o FOX Sports] e tem de ser assim, porque senão a gente não consegue realizar. Se ficar muito problematizado, complica”, admite Celso Unzelte, que reforça o esforço que eles fazem para ter tempo de gravar o “Tresloucados”. Ele, por exemplo concilia a Placar com a ESPN Brasil, TV Cultura e o novo projeto, já PVC é comentarista do FOX Sports e Marcelo Duarte se divide entre as funções como sócio da Panda Books e apresentador das Rádios Bandeirantes e Bandnews FM, além do próprio “Tresloucados”.

Para Gian Wis, um dos sócios da Rede Pulp de canais no Youtube, era um sonho da empresa contar com Paulo Vinícius Coelho, uma das referências no jornalismo esportivo da atualidade. “A gente já estava pensando em começar um programa de esporte, e, especificamente, de futebol. E quando você vai falar de futebol e de esporte, o primeiro nome que você vai sonhar em ter para escolher é o do PVC”, diz.

“E em uma das reuniões com o Marcelo que era para tratar de um outro projeto, eu comentei com o Marcelo que a gente tinha a ideia de criar um programa esportivo e que tínhamos muito interesse de contar com o PVC. E o Marcelo falou do Loucos por Futebol da ESPN, é um público que está carente e decidimos fazer esse produto, dar uma rejuvenescida, deixar ele mais divertido e mais dinâmico do que era na TV”, explica Wis como foi o processo de pontapé inicial do desenvolvimento da atração, que se adaptou à linguagem da internet. São cinco mini-programas colocados de segunda a sexta com as curiosidades do futebol.

Patrícia Albuquerque, que também integra a produção e direção executiva da MSLGROUP Espalhe, conta que a agência sempre incentiva conteúdos em vídeo por acreditar que o público cada vez mais consumirá esse tipo de produto com personalidades que falem a língua do internauta. “Esse projeto resume muito bem dois focos nossos: um é de desenvolver um conteúdo cada vez mais interessante editorialmente, cada vez mais sofisticado. E o outro é trabalhar com parceiros que sejam especialistas em determinados assuntos, trazer para perto talentos especialistas em diferentes temas”, ressalta.

Confira abaixo fotos dos bastidores das gravações do “Tresloucados” com o trio Marcelo Duarte, Paulo Vinícius Coelho e Celso Unzelte: