Home Futebol Internacional: 14 jogadores deixaram o clube em janeiro; veja a lista

Internacional: 14 jogadores deixaram o clube em janeiro; veja a lista

Colorado sofreu baixas no elenco com relação ao ano passado, mas sem alterar a equipe titular que terminou 2022

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

O Internacional aos poucos vem se mexendo no mercado, em busca de reforços para a temporada que marca o retorno colorado à Libertadores. Assim, chegaram até agora o lateral Mário Fernandes, o goleiro John e o volante Gabriel Baralhas. Contudo, nenhum com status de titular absoluto, pois o time-base que encerrou 2022 em alta com o vice-campeonato do Brasileirão Série A permaneceu.

PUBLICIDADE

Dessa forma, as saídas que ocorreram foram de jogadores que haviam perdido suas posições com Mano Menezes ou que nunca chegaram a se firmar. Assim, o Internacional vem reduzindo bastante a sua folha salarial. Ao todo, 14 jogadores se despediram do Beira-Rio. Ou seja, mais de um time inteiro foi embora. Conforme informações do jornalista Cristiano Silva, da Rádio Guaíba, a economia na folha será de 30%, com um alívio de 3,5 milhões de reais a menos de salários.

A mais recente saída do Internacional foi a de Mikael. Com somente 13 minutos em campo nos seis meses em que esteve Porto Alegre, seu contrato de empréstimo com a Salernitana-ITA foi rescindido ontem (31). Portanto, o centroavante não conseguiu entrar em forma no período em que esteve na capital gaúcha. Segundo informações da Rádio Itatiaia, Mikael deve fechar com o América-MG.

PUBLICIDADE

Edenilson, Taison e Daniel perderam espaço no Internacional em 2022

As duas baixas mais significativas foram de Edenilson e Taison. O camisa 8 encerrou uma trajetória de cinco anos e meio no Internacional. Marcado pela atual fase sem títulos do Colorado e reserva na reta final do Brasileirão Série A, Edenilson foi vendido ao Atlético-MG. Desse modo, reencontrou Eduardo Coudet, Patrick, entre outros ex-companheiros de Beira-Rio.

Taison saiu pela porta dos fundos logo após uma temporada turbulenta em 2022, marcada por perdas pessoais, além de polêmicas como a acusação de liderar uma greve de jogadores. Com a rescisão de seu contrato que iria até abril, assinou com o PAOK-GRE e disparou contra o presidente colorado Alessandro Barcellos. Numa live depois da rescisão, o camisa 7 afirmou que não queria ver o dirigente “nem pintado de ouro”.

O goleiro Daniel caiu em desgraça no ano passado logo após as falhas cometidas em jogos decisivos do Internacional. Desse modo, uma lesão nos olhos faria com que perdesse posição para Keiller. Então, Daniel foi negociado com o San Jose Earthquakes-EUA, que disputa a Major League Soccer (MLS).

Demais despedidas foram de reservas e pouco aproveitados

Outras saídas foram de atletas que tiveram poucas oportunidades na equipe de Mano Menezes. No setor defensivo, deixaram o Internacional o lateral-direito Weverton e os zagueiros Kaique Rocha e Roberto. Aliás, o lateral atuou em apenas uma partida pelo Colorado. Emprestado pelo Red Bull Bragantino, Weverton foi repassado para a Ponte Preta, enquanto Kaique Rocha rescindiu seu vínculo com a Sampdoria-ITA para se transferir para o Athletico-PR. Já Roberto se acertou com o Avaí.

No meio-campo, o volante Liziero foi devolvido ao São Paulo com o encerramento de seu empréstimo, bem como o meia-atacante Gustavo Maia retornou ao Barcelona-ESP. Recentemente, o também meia-atacante Alisson foi vendido para o Estoril-POR, logo após figurar entre os relacionados nos três primeiros jogos do Colorado na temporada.

Outras peças do ataque não estão mais no Beira-Rio, com saídas por empréstimo. David foi cedido até o fim do ano para o São Paulo, onde desde sua estreia se tornou titular com Rogério Ceni. Já o argentino Braian Romero se transferiu para o Tijuana-MEX.

Por fim, ainda são incluídos na lista outros dois jogadores pouco aproveitados no Beira-Rio. Assim, o lateral-direito Lucas Mazetti acertou com Apollon Smyrnis, da segunda divisão da Grécia. Já o centroavante Nicolas vem atuando pelo Figueirense.

PUBLICIDADE