Análise: Grêmio caiu no pior grupo da Libertadores

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

O Grêmio conheceu na noite de terça-feira os seus adversários na fase de grupos da Copa Libertadores 2016. E o sorteio não foi nada amigável ao Tricolor, que caiu no grupo da morte (6) juntamente a LDU de Quito-EQU e San Lorenzo-ARG, que já comemoraram títulos da competição, e o Toluca-MEX.

LEIA MAIS:
Grêmio dá azar e tem LDU e San Lorenzo pelo caminho; veja repercussão na web
Grêmio mostra pessimismo com a chegada de Henrique e dispara contra o Flamengo

Campeão da edição 2014, o San Lorenzo chega sob enorme desconfiança de sua torcida. O clube perdeu o técnico Edgardo Bauza para o São Paulo. Jogadores importantes podem sair. O comandante quer levar o lateral Buffarini e o volante Ortigoza para a capital paulista. O adversário traz más recordações. Nas oitavas de final de 2014, eliminou o Grêmio, na Arena, após disputa por pênaltis. Diante dos argentinos, a equipe gaúcha terá a sua viagem mais curta. Mesmo não sendo aquele forte time de dois anos atrás merece respeito.

A LDU de Quito faturou a edição de 2008, superando na grande decisão o Fluminense. É velha conhecida dos gremistas, que em 2013 a eliminaram ainda na fase prévia, após disputa por pênaltis, na Arena. Além de enfrentar um perigoso adversário, terá pela frente a altitude da capital equatoriana, que está a 2.800 metros do nível do mar.

O Toluca-MEX, é de longe, o adversário com menos tradição. Disputou o torneio apenas duas vezes. Em 2007 chegou às oitavas de final. A equipe mexicana fundada em 1917 faturou 10 campeonatos nacionais. O Grêmio também precisará lidar com a altitude. O estádio Nemesio Díez está localizado a 2.600 metros do nível do mar.

A receita gremista será buscar os 100% de aproveitamento dentro de casa e somar alguns pontinhos fora para buscar a classificação às oitavas de final.

Confira os jogos do Grêmio na fase de grupos:

1ª rodada – Toluca (fora de casa)
2ª rodada – LDU (casa)
3ª rodada- San Lorenzo (casa)
4ª rodada – San Lorenzo (fora)
5ª rodada- LDU (fora)
6ª rodada- Toluca (casa)

*Datas, horários e locais ainda não foram confirmados pela Conmebol

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)