Camisa do Fluminense? Botafogo? Que nada: camisa é do Barcelona!

Getty Images - 4 edições - 28 jogos - 18 gols

Segundo matéria da Revista Exame do último mês de abril, o Barcelona era o time que mais vendia camisas de futebol no Brasil. E isso foi antes da conquista da última Champions League, em cima da Juventus, e do Mundial de Clubes, no último fim de semana.

LEIA MAIS:
Messi leva cusparada de torcedores do River e tenta revidar com soco

De acordo com a mesma matéria, esse fato se deve, em parte, ao enorme investimento em marketing de marcas globais de futebol – não é coincidência que os números da matéria defendem que, dos 10 times que mais vendiam camisas até aquele mês, 5 eram clubes europeus. Portanto, seria um fato normal dentro desses parâmetros.

Os dados atuais do maior fornecedor online de artigos esportivos do Brasil, Netshoes, indicam que o Barça é o 11º. maior vendedor de camisas no país, faturando mais que times como Fluminense, Bahia, Botafogo e Santa Cruz, e o líder absoluto em vendas entre os clubes estrangeiros, superando o vice PSG mais de duas vezes.

Além disso, Neymar e Messi, juntos, representam mais de 80% das vendas de camisas personalizadas do clube catalão. É briga de time grande.

Crédito da foto: Getty Images



Redator, professor e compositor. Tive a honra de começar minha jornada no Departamento de Telejornalismo da Bandeirantes, junto a Mauro Beting. Fã dos esportes em equipe, sou um devoto dos torneios internacionais. Acredito que o futebol, como qualquer paixão, tem que ser vivido no coração e na mente. Sem excessos e com bom senso.