Confira os 38 clubes classificados para a Copa Libertadores 2016

Foto: Divulgação/Conmebol

Na noite do último domingo, foi definido o 38º e último participante da Copa Libertadores 2016. O Atlético-Nacional-COL derrotou o Junior Barranquilla na disputa por pênaltis e ficou com o título do torneio Finalización, assim entrando diretamente na fase de grupos da competição.

A Libertadores 2016 promete ser uma das mais equilibradas da história. Nada menos que 15 campeões estão confirmados. Veja os 38 participantes.

No Brasil, o Corinthians, campeão brasileiro, o Atlético-MG, vice-campeão, o Grêmio, terceiro colocado, e o Palmeiras, campeão da Copa do Brasil, entram diretamente na fase de grupos. O São Paulo, quarto colocado no Nacional, disputa a fase preliminar (primeira fase).

Na Argentina, o River Plate, atual campeão da Libertadores, o Boca Juniors, campeão argentino, o Rosário Central, vice-campeão da Copa Argentina, e o San Lorenzo, vice-argentino, carimbaram passaporte para a fase de grupos. O Huracán, melhor argentino na Sul-Americana, e o Racing, vencedor do torneio seletivo, disputam a fase preliminar.

Na Colômbia, o Deportivo Cali, vice-campeão em 99, e Atlético Nacional, campeão em 89, entram na fase de grupos. O Independiente Santa Fé, campeão da Copa Sul-Americana, joga a primeira fase.

No Uruguai, os arquirrivais Nacional e Peñarol entram diretamente na fase de grupos. O River Plate joga a primeira fase.

O Chile tem o Cobresal, campeão do Clausura, o Colo Colo, campeão do Apertura, confirmados na fase de grupos. Universidad de Chile, campeão da Copa Chile, disputa a primeira fase.

No Paraguai, o Cerro Porteño e o Olimpia jogam a fase de grupos. O Guaraní, carrasco do Corinthians nas oitavas de final da última edição, garantiu a vaga na fase preliminar.

Na Venezuela, Trujillanos e Deportivo Táchira jogam a fase de grupos e o Caracas tentará a sua sorte na primeira fase.

O Peru terá Sporting Cristal e Melgar, finalistas do Campeonato Nacional, diretamente na fase de grupos. A Universidad César Vallejo disputará a fase preliminar.

No Equador, a LDU de Quito, campeã em 2008, e o Emelec, estão confirmados na fase de grupos. O Independiente del Valle se classificou para a fase preliminar.

Na Bolívia, Bolívar e The Strongest disputam a fase de grupos e o Oriente Petrolero joga a primeira fase.

No México, Pumas e Toluca garantiram vaga diretamente na fase de grupos. Já o Puebla jogará a fase preliminar.

O sorteio dos grupos e dos jogos da fase preliminar está marcado para esta terça-feira (22 de dezembro), em Luque, no Paraguai. A Conmebol definiu que um novo ranking será criado para definir os cabeças de chave da competição. Ele será baseado no desempenho dos clubes nos últimos 10 anos.

Dos 12 clubes que vão disputar a fase preliminar, apenas a metade permanecerá na competição.

Clubes classificados para a Copa Libertadores 2016:

Brasil: Corinthians, Atlético-MG, Grêmio, Palmeiras e São Paulo 

Argentina: River Plate, Boca Juniors, San Lorenzo, Rosário Central, Huracán e Racing 

Chile: Cobresal, Colo Colo e Universidad de Chile

Colômbia: Deportivo Cali, Atlético Nacional e Independiente Santa Fé

Bolívia: Bolívar, The Strongest e Oriente Petrolero

Equador: LDU de Quito, Emelec e Independiente del Valle

Uruguai: Nacional, Peñarol e River Plate*

México: Pumas, Toluca e Puebla*

Peru: Sporting Cristal, Melgar e Universidad César Vallejo

Paraguai: Cerro Porteño, Olimpia e Guaraní

Venezuela: Trujillanos, Deportivo Táchira e Caracas

*estreante

Foto: Divulgação/Conmebol



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)