Torcedores – Notícias Esportivas

Técnico brasileiro ministra clínica de futsal no Japão

Nas últimas semanas um dos assuntos que mais ganhou destaque no cenário nacional foi o poder da China nas negociações com atletas brasileiros no futebol e aproveitando o tema, Cidão, técnico de futsal na equipe ADC Intelli, de Orlândia (SP) foi até o Japão ministrar sua oitava clínica da modalidade. O país já conta com alguns atletas brasileiros, porém ainda vê no Brasil o espelho a ser seguido.

Tamiris Dinamarco
Colaborador do Torcedores

LEIA MAIS: Divulgada tabela das Eliminatórias da Copa do Mundo de Futsal

Cidão viajou no final de semana e estará ministrando a clínica de futsal para atletas mirins e técnicos profissionais do Japão até o dia 22 de Janeiro. Mesmo sendo a oitava passagem do treinador pelo oriente, algumas características dos japoneses ainda dificultam o aprendizado e uma certa evolução no esporte.

“Todos são muito disciplinados, ouvem atentamente as instruções, mas seguem à risca, prejudicando uma jogada de ataque, por exemplo, que poderia ter mais variações e acabam sendo robotizadas e previsíveis pelas inúmeras repetições”, disse.

Cidao2

A bagagem de Cidão, que foi bicampeão da Liga Nacional de Futsal (2012 e 2013) e chegou nas finais da competição em 2014 e 2015, faz com que durante essas viagens, toda sua experiência e aprendizado seja mais valiosa e compensadora. O motivo? Ele mesmo explica.

“Sempre falo com meus amigos. Cada vez que vou, trago um aprendizado. Se nosso país tivesse 5% da educação que eles têm, seríamos uma nação perfeita. Cada vez que vou trago uma lição diferente. Eu deveria escrever um diário para anotar tudo porque muitas vezes esqueço alguma lição do dia a dia” comentou Cidão em entrevista ao Globo Esporte.

As atividades da ADC Intelli/Orlândia estão marcadas para reiniciar no dia 25 de janeiro. A primeira competição oficial será a Copa Cataratas que acontece no final de Fevereiro.

Fotos: Arquivo Pessoal