Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Borussia Dortmund vem ao Brasil dar aula para treinadores

Comissão técnica da base do Borussia Dortmund chegou ao Brasil nesta sexta para ministrar aulas a 60 treinadores de base nas periferias de São Paulo. “BVB Evonik Soccer School” acontece até este sábado, no Clube Pequeninos do Jockey.

Rogério Lagos
Colaborador do Torcedores.com e palmeirense.

Crédito: Rogério Lagos / Torcedores.com

LEIA MAIS
Borussia Dortmund e Evonik farão ação no Brasil
Evonik enaltece parceria com o Borussia Dortmund
Borussia Dortmund enaltece fãs brasileiros em evento em SP

Se o futebol alemão hoje é visto como um dos mais técnicos do mundo, o brasileiro tem tudo para começar a treinar a garotada da base com a mesma metodologia dos atuais campeões do mundo. Um dos principais clubes da Alemanha, o Borussia Dortmund – em parceria com a Evonik, sua patrocinadora máster – organizou um evento no Brasil para 60 treinadores de base das periferias de São Paulo.

O “BVB Evonik Soccer School” teve início na última sexta com uma palestra para treinadores brasileiros das categorias de base, no Museu do Futebol, anexo ao Estádio do Pacaembu. Na comitiva alemã, sete membros responsáveis pela garotada do Borussia Dortmund.

O evento mostrou um pouco do que é o Borussia Dortmund na Alemanha e o que ele significa para torcedores e jogadores. Foi apresentada aos presentes toda a metodologia criada pelo clube alemão e sua aplicabilidade nos dias atuais. Até mesmo a péssima fase do clube em 2005 (que quase foi à falência) foi evidenciada, tendo como objetivo mostrar que é possível dar a volta por cima com muito trabalho, dedicação e uma estratégia bem estruturada.

“Nosso objetivo é deixar um legado no Brasil. Entendemos que, pra isso, é necessário que o trabalho comece com os treinadores de base. Para isso queremos apresentar nossa metodologia aos técnicos para que eles ensinem as crianças”, explicou o chefe da comissão técnica alemã no Brasil, Christian Diercks, ao Torcedores.com.

“Nós usamos o Brasil como uma referência para criar talentos na Alemanha. O seu país é um tipo de ídolo para o Borussia Dortmund, por isso sempre tivemos muitos brasileiros conosco”, destacou Diercks. “O Brasil tem um potencial enorme, a garotada é muito talentosa. A ideia é atrelar toda essa paixão que move o futebol aqui com a técnica e a disciplina desde a base”, completou.

Prática no sábado

Neste sábado, a comitiva do Borussia Dortmund estará no clube Pequeninos do Jockey, auxiliando treinadores e a garotada local. Se na sexta os técnicos aprenderam um pouco da teoria sobre os treinamentos do clube alemão no Museu do Futebol, agora será a vez de colocar em prática um pouco da metodologia praticada no clube aurinegro.

“Podemos trabalhar juntos, com uma só voz podemos vencer os problemas sociais do Brasil. Para vencer essas questões, precisamos todos colaborar entre si”, disse Christian Diercks durante a sua palestra. No treinamento deste sábado, tópicos como a educação tática, consciência coletiva e a concentração durante os jogos serão abordados pelos alemães.

Galeria de fotos BVB Evonik Soccer School

Foto: Rogério Lagos / Torcedores.com