Conheça a história de Johan Cruyff

Crédito: Getty Images

Nesta quinta-feira, o mundo perdeu uma lenda. Johan Cruyff morreu em decorrência de um câncer, mas sua história nunca será apagada, e estará para sempre na memória dos que viram e dos que nem chegaram a vê-lo jogar.

LEIA MAIS:
Jornal comete gafe em capa e põe foto de outro craque holandês no lugar de Cruyff

Hendrik Johannes Cruyff nasceu no dia 25 de abril de 1947 em Amsterdã, capital holandesa. Ele é considerado o maior jogador da história da Holanda, e também o melhor jogador europeu do século XX.

O craque começou nas categorias de base do Ajax, clube na qual fez história, Cruyff e o treinador Rinus Michels, fizeram o time campeão holandês em 1965/66. Já com a presença do futebol total, um jeito revolucionário e audacioso de jogar futebol, na qual os jogadores não guardavam posição, ele atuou em várias posições em sua carreira.

Na temporada 1966/67, o Ajax de Cruyff conseguiu o bicampeonato holandês, com o craque sendo o artilheiro máximo da competição. Ele foi ainda campeão da Copa da Holanda, na primeira grande temporada do holandês, que ganhou o prêmio da Chuteira de Ouro da Europa.

Cruyff fez parte do melhor time holandês de todos os tempos, que ficou consagrado ao vencer a Liga dos Campeões da Europa. Ele ainda conquistou o tricampeonato europeu vencendo o Milan.

Cruyff conquistou tudo com o Ajax, e partiu rumo ao Barcelona, para vencer o Campeonato Espanhol em 1973/74 e a Copa do Rei em 1977/78.

Uma das maiores decepções do craque foi no ano do título espanhol (1974). A seleção holandesa disputou a Copa do Mundo, e jogando na base do futebol total, encheu os olhos dos torcedores, mas acabou sucumbindo na final contra a Alemanha.

Ele chegou a se aposentar após sua passagem pelo Barcelona em 1978, mas retornou ao futebol para atuar no Los Angeles Aztecs-EUA, Washington Diplomatics-EUA e Levante-ESP. Cruyff ainda voltou ao Ajax, onde venceu o Campeonato Holandês em 1981/82 e 1982/83 e a Copa da Holanda em 1982/83. Ele encerrou a carreira no Feyenoord-HOL, curiosamente um dos maiores rivais do Ajax, onde ainda conquistou o Campeonato Holandês e a Copa da Holanda em 1983/84.

Johan Cruyff ainda ficou consagrado como treinador. No Barcelona, venceu a primeira Liga dos Campeões do clube em 1992.