Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Johan Cruyff implantou o Tik-Taka há 28 anos no Barcelona

Quem vê o Barcelona hoje, com Messi, Suarez e Neymar jogando bonito e envolvente, ou aquele de Pep Guardiola, ou de Rijkaard de Ronaldinho Gaucho e companhia não imagina que esse estilo de jogo do Barcelona foi iniciado lá atrás, no final dos anos 80 e início dos anos 90, quando Cruyff assumira o clube.

João Paulo Andrade
Jornalista. Gosta de abordar sobre futebol e às novidades do mundo na fórmula 1. Atualmente é analista de mídia para Honda S.A.

Crédito: Crédito: Getty Images

Leia Mais

O dia que o gênio Cruyff reverenciou Telê Santana

Na copa do mundo de 1974, Cruyff criou polêmica com a Adidas

Morre o holandês Johan Cruyff. Veja a repercussão na imprensa mundial 
14 gifs que mostram o quão bom foi Johan Cruyff 

Cruyff tentara implantar o chamado “futebol total”, onda a bola passa por todos os setores do campo, sem chutões por diversas vezes depois que se tornou treinador. A primeira tentativa foi na própria seleção Holandesa em 1988.

Comandando Van Basten, Rijkaard, Gulit, Berkampg e companhia ganharam a Euro na Alemanha, em cima do soviéticos, passando pela seleção dona da casa.

No Barcelona, ficou 8 anos (1988-1996). Quebrou recordes no clube. A partir da terceira temporada viu-se o sistema de jogo implantado por Cryuff sendo usado também na base.

A partir de 1991 o Barcelona começou a dominar o futebol europeu, com títulos. Seu jeito um pouco arrogante e bravo o fez ter problemas com diversos jogadores. Lineker, Hagi, Laudrup, Romário, Stoitchkov foram jogadores fora de série que também tiveram problemas com Cruyff.

Mas um jogador em especial guardou os ensinamentos de Cruyff durante sua passagem. Pep Guardiola, meio-campista formado no cube, durante sua vida profissional foi comandado por Cruyff por 6 anos. E de lá veio o estilo de jogo que hoje domina o mundo do futebol.

O Tik-Taka começou com Cruyff. Guardiola apenas aprimorou o estilo com os sistemas atuais, implantando primeiramente no Barcelona e depois no Bayern de Munique.

O gênio indomável com temperamento difícil foi o percursor do modelo de jogo que hoje aplaudimos de pé. Se você gosta do modelo Barcelona de jogar futebol, agradeça a Johan Cruyff.

Johan Cruyff 1947 – 2016.